sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Prêmio IBAC: a HQ reconhecida

Por Impulso HQ

Um reconhecimento artístico aos quadrinhos através do nome do Prof. Waldomiro Vergueiro
Pela primeira vez o Prêmio IBAC Escola da Cidade edição 2011 que contempla Arquitetura, Cinema, Música e Artes Plásticas outorga na categoria de Artes as Histórias em Quadrinhos. Premiação ocorreu no dia 23 de novembro, às 19h na Aliança Francesa do centro de São Paulo.
Uma honra muito grande e mais um reconhecimento da importância HQ, linguagem seminal, dentro do rol artístico. tanto o é, que eu fui convidado anos atrás a escrever uma coluna biográfica acerca das histórias em quadrinhos, o qual faço até hoje. Para conferir, clique aqui.
Para tal premiação houve uma comissão consultora, da qual também participei, e dos quatro nomes indicados a cada categoria, ficaram para a de artes plásticas a Editora Noovha America pela publicação das séries “Contando a Arte” (vencedora da categoria), Elvira Vernaschi e Sara Goldman-Beltz pelo livro “Exercícios da Emoção”, e Waldomiro Vergueiro pelos “muitos anos dedicados à pesquisa das histórias em Quadrinhos”.
Estes dois últimos receberam a menção honrosa e Waldomiro proferiu algumas palavras esclarecendo que só o fato de terem sido indicadas, as HQ agradecem o reconhecimento de tal importante premiação em prol à cultura brasileira (e mundial)!
O ator Milton Gonçalves que pela segunda vez é convidado de cerimônia da premiação, após a fala de Waldomiro ainda se sentiu impulsionado a dizer que as HQ tiveram suma importância em sua formação na infância e juventude, numa época em que a cabeça das pessoas era mais limpa, segundo sua fala, citando alguns clássicos dos quadrinhos do século passado, como Tereré e Príncipe Valente, o que também veio demonstrar a força e influência que as HQ tiveram na formação mental e cultural educativa na maioria dos brasileiros, não importando sua raça, credo e formação atual profissional!
É assim que esse importante evento vem somar outros que cada vez mais dialogam e trazem os valores importantes da Nona Arte, que demorou muito a ter tais talentos reconhecidos e agora começa a colher uma justa recompensa!
Parabéns a todos que trabalham os quadrinhos e também ao Professor Waldomiro Vergueiro cujo reconhecimento espelha os quadrinhos e todos que respeitam essa belíssima arte, como o ilustríssimo ator Milton Gonçalves!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...