sexta-feira, 25 de abril de 2014

CGU lança segunda história em quadrinhos para impressão

“Capitão Cidadania” ensina como cidadão pode levar poder público a agir para solucionar problemas do local em que vive
A Controladoria-Geral da União (CGU) publicou esta semana, a versão para impressão da história em quadrinhos “Capitão Cidadania”. Agora, com a possibilidade de ser impresso, o gibi poderá ser mais facilmente usado nas escolas e em órgãos públicos, além de poder ser compartilhado em ações comunitárias. A ideia é que as pessoas tenham em mãos, gratuitamente, essa publicação para que haja uma maior difusão do tema “Combate à Corrupção” junto ao público infantil.

O gibi “Capitão Cidadania” ensina, de maneira lúdica e didática, como o cidadão pode levar o poder público a agir para solucionar os problemas do lugar onde ele vive. Nessa história, o personagem Eduardo se depara com uma montanha de lixo em sua rua e conta com a ajuda do Capitão Cidadania para resolver a questão. A dupla mobiliza os moradores do bairro e levam o governo local a agir para conservar o meio ambiente.
A versão para impressão da história “Capitão Cidadania” tem oito páginas que tratam sobre o tema “democracia participativa”. Os objetivos são despertar o cidadão para a melhoria da qualidade de vida em seu local de moradia; mostrar os instrumentos disponíveis para levar o poder público à ação; e instigar as pessoas para a necessidade de agir em busca de soluções para os problemas.
Primeiro gibi
A primeira história em quadrinhos disponibilizada pela CGU para impressão traz, para discussão, o tema “Ética e Cidadania”. O gibi, intitulado “Os poderes da Turminha”, conta sobre a vida de Eduardo e Lia, um casal em busca de uma vaga na creche pública para o filho Gabriel. O conteúdo do gibi leva a criança a conhecer o papel dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; compreender a origem do dinheiro público; e saber sobre o direito que as pessoas têm de fiscalizar o uso desses recursos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...