sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Grande Sertão Veredas em Quadrinhos


Lançado no final do ano passado, esta à venda um clássico do século XX, Grande Sertão: Veredas em quadrinhos. A graphic novel, lançada pela Biblioteca Azul em edição especial para colecionadores, com tiragem limitada e numerada de 7 mil exemplares, respeita o texto original de Guimarães Rosa, preservando a linguagem do autor mineiro, traço que o distingue como um dos maiores escritores brasileiros.
Com roteiro do ilustrador, artista plástico e diretor de cinema Eloar Guazzeli, a adaptação transpõe imagens e representações para os quadrinhos, dando à obra um ritmo cinematográfico. Com experiência na adaptação de clássicos da nossa literatura para os quadrinhos, Rodrigo Rosa não se limita a retratar as paisagens do sertão, mas explora os seus contrastes. Do sol escaldante às noites mal iluminadas, a natureza se torna um elemento narrativo, que compõe o clima do romance gráfico.
Longe de ser uma adaptação que simplifica um clássico, a graphic novel respeita a complexidade de Grande Sertão: Veredas. O objetivo era alcançar um equilíbrio entre texto e imagem que estimulasse a imaginação do leitor, com o objetivo de tornar a HQ fluída como o monólogo de Riobaldo, sem descaracterizar a profundidade da obra.
O processo de transposição do universo de Guimarães Rosa para a HQ levou quase três anos. Foram realizados diversos estudos para definir a aparência dos personagens, a seleção dos trechos e a definição dos enquadramentos.  O projeto gráfico é outro destaque desta edição de luxo. A lombada tem a costura aparente e o livro é envolto por uma luva de PVC. Além de proteger o volume, a luva e capa projetadas pela designer gráfica Fernanda Ficher criam um jogo visual que dialoga com o romance, suas surpresas e revelações.
A edição luxuosa tem 180 páginas, formato 21cm x 28cm e custa R$:199,90.
Sobre o Press Release. 

Fonte: Zine Brasil. 

Via EMT

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...