sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Quadrinhos e formação do leitor

Por Henrique Magalhães - Marca de Fantasia
Um dos objetivos do Grupo de Pesquisa em História em Quadrinhos (GPHQ), do Mestrado em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba, é a realização anual de um seminário em que se aborde as HQ em suas diversas ocorrências e expressões de sua linguagem. Essa atividade se realiza desde 2009, quando reunimos os renomados quadrinistas Edgar Franco, da Universidade Federal de Goiás; Cristian Mallea, da Universidad de Palermo (Ciudad Autónoma de Buenos Aires); Antônio Clériston de Andrade, da UFPE; José Valcir, do grupo Pada, de Recife e Olinda.


Em 2014 continuamos dando ênfase à importância dos quadrinhos como força criativa e instrumento de formação do leitor. Numa associação com o Grupo de Estudos Transdisciplinares Educação e Saúde, do Centro de Educação da UFPB realizamos no dia 2 de dezembro o seminário "Quadrinhos e formação do leitor", em duas sessões, com mesa-redonda, palestra e homenagem ao professor, pesquisador e quadrinista Elydio dos Santos Neto, falecido em outubro de 2013.

Mesa-redonda com Paloma Diniz, Ana Elvira e Keliene Christina
A programação do evento contou com a mesa-redonda "A importância dos quadrinhos na formação do leitor", com a quadrinista formada em Artes Visuais Paloma Diniz e a professora de História Keliene Christina, mediada pela professora de Educação da UFPB Ana Elvira Steinbach Torres. Ana Elvira foi também organizadora do evento, sendo coordenadora do Grupo de Estudos Transdisciplinares Educação e Saúde.
O GPHQ relançou, pela editora Marca de Fantasia, a revista "Imaginário!" n. 5, edição dedicada a Elydio dos Santos Neto. Foi também lançado o livro "A linguagem dos quadrinhos: definições, elementos e gêneros", do professor e quadrinista Alberto Ricardo Pessoa. Na sequência foi prestada homenagem a Elydio pelo Diretor do Centro de Educação, Wilson Aragão, e pela professora Edna Brennand, do Mestrado Profissional em Gestão em Organizações Aprendentes, ao qual pertencia Elydio.

Marta Regina em paletra sobre quadinhos na educação infantil
Finalizando os trabalhos, tivemos a palestra "A linguagem dos quadrinhos e a produção das culturas infantis", proferida pela professora convidada da Universidade Metodista de São Paulo Marta Regina Paulo da Silva, companheira do professor Elydio, com quem dividiu vários estudos sobre os quadrinhos. O tom emotivo do evento realçou ainda mais a brilhante contribuição trazida pela professora Marta Regina, que apresentou seus estudos com a leitura e produção de quadrinhos na educação infantil.
O evento fechou os trabalhos anuais do Grupo de Pesquisa em História em Quadrinhos estabelecendo importante parceria com Centro de Educação, com quem se pretende prosseguir desenvolvendo outras abordagens com relação aos quadrinhos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...