quinta-feira, 18 de junho de 2015

Cartunista lança livro com expressões tipicamente piauienses

 
Dê gaitadas a folote', entendeu? Se você é piauiense com certeza sabe que a expressão quer dizer mais ou menos "ria sem parar". No Piauí, quem não presta atenção, "faz ouvido de mercador". A terra onde se 'joga peteca' com bolinha de gude, mesmo que seja no "B-R-O-BRÓ. Aqui, o "Bruguelo" brinca de "Estauta!" e fede a "macaco morto a bufete" .
O cartunista Joaquim Monteiro lança segunda edição de seu livro "Piauiês", reunindo mais de 60 cartuns retratando expressões tipicamente piauienses. Ele explica que começou sua pesquisa influenciado pelo livro homônimo do jornalista Paulo José Cunha, que contém vasta pesquisa sobre a forma de falar em diversas regiões do Piauí.



Piauiês 2 vem trazendo a mesma proposta da primeira edição, agora ampliada, com novas expressões. "Todo impresso e policromia, com cuidado estético", fala o autor, explicando que a obra serve de estudo linguístico, principalmente nas escolas. Joaquim Monteiro tem recebido convites para proferir palestras em faculdades públicas e particulares e em escolas de ensino médio.


Em 2013, a então deputada Margarete Coelho (PP) apresentou Projeto de Lei que estabelecia em parágrafo único que será denominado Piauês a pronúncia da língua portuguesa que é característica do Piauí, bem como as palavras e expressões típicas do Estado. Na justificativa a deputada Margarete Coelho informa "que, a partir da rápida difusão da linguagem piauiense com a publicação do "Piauiês" os grandes estudiosos de idioma, como Antônio Houaiss, relacionam a terminologia ao Grande Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa" a "Grande Enciclopédia Internacional de Piauiês" entre as suas obras de referência.

Então, pra não ficar "aperriado" quando estabelecer um "tete-à -tete" com um piauiense, a dica é conhecer essas expressões descritas de uma maneira bem divertida no livro de Joaquim Monteiro. O autor informa que ainda não está nas livrarias mas, os interessados podem adquirir direto com ele através do telefone (86) 9 9957 8114.

Via PORTAL AZ

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...