Por UHQ
Mais uma editora estreia no mercado de quadrinhos de olho nas adaptações literárias, que têm conquistado cada vez mais espaço em planos governamentais de incentivo à leitura. Trata-se da carioca Pallas, que está lançando A cachoeira de Paulo Afonso (formato 21 x 27 cm, 64 páginas, R$ 30,00).
O responsável por adaptar o texto original de Castro Alves, conhecido como o poeta dos escravos (por defender em seus textos a abolição da escravatura), é André Diniz, atualmente o quadrinhista mais prolífero do País - e sem deixar cair a qualidade de seus trabalhos, ressalte-se.
A cachoeira de Paulo Afonso é um dos mais eloquentes poemas de Castro Alves, e integra o livroOs escravos, publicado em 1876.
Localizada na Bahia, a Cachoeira de Paulo Afonso é um conjunto de imensas quedas d'água (com até 80 metros de altura) do Rio São Francisco. Tamanha beleza natural inspirou Castro Alves a retratar, na trama, a fuga desesperada de um casal de negros perseguidos.
Em depoimento ao Gibizada, André Diniz, que neste mês lançou também Morro da favela, pela Leya / Barba Negra, disse ter escolhido A Cachoeira de Paulo Afonso por ser "um poema deslumbrante e um dos poucos longos e 'encenáveis', com narração e diálogos, o que possibilitou uma HQ".
Nenhum comentário:
Postar um comentário