Livraria Cultura inaugura loja para os aficionados em games, HQs, jogos de tabuleiro, acessórios para gadgets e demais itens da cultura nerd
Por Renata Honorato - Veja
Os fãs de The Big Bang Theory, Metal Gear e Will Eisner ganharam um novo ponto de encontro. A Livraria Cultura inaugura nesta quarta-feira, no Conjunto Nacional da Avenida Paulista, uma loja capaz de reunir em 218 metros quadrados os interesses de um grupo que vem ganhando adeptos: os geeks.
A loja, batizada Geek.etc.br, aproveita, por exemplo, o crescimento substancial na venda de jogos registrado pela rede. "Só em dezembro, comercializamos mais games do que em todo o ano de 2010. Atualmente, os jogos eletrônicos representam 3% de todas as nossas vendas", diz Igor Oliveira, coordenador do projeto.
Esse não é o único indicador a animar a abertura da loja. Segundo pesquisa do Ibope encomendada pela distribuidora NC Games, 31% dos brasileiros possuem console de games em casa. E, até o ano passado, 18% eram jogadores ativos, de acordo com levantamento realizado pela Atrativa e pela Newzoo, consultoria holandesa especializada em tecnologia. Ou seja, há espaço para crescer.No setor de quadrinhos a evolução também é aparente. Segundo o relatório Retratos da Leitura no Brasil, realizado pelo Instituto Pró-Livro em 2011, os HQs estão entre as preferências de 30% dos leitores no país. Em 2007, esse gênero era o favorito de apenas 22%. Waldomiro Vergueiro, coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos da Universidade de São Paulo, afirma que desde 2005 o mercado testemunha uma aceleração na produção de HQs no formato livro. "Esse movimento fez com que as livrarias criassem espaços próprios para esses títulos", diz. "A produção nacional cresceu e muitas editoras passaram a publicar quadrinhos nacionais." É o caso da Companhia das Letras, que em 2008 criou um selo exclusivo para cartunistas estrangeiros e locais.

Ao todo, acervo da loja conta com mais de 10.000 itens
Para conquistar o público, que se identifica com Sheldon Cooper, o nerd carismático de The Big Bang Theory, a equipe liderada por Oliveira foi buscar na internet possíveis parceiros. Entre os distribuidores da Geek.etc.br estão o site Linux Mall, que desde 1999 vende camisetas, canecas e brinquedos com temática geek, e a marca carioca Meninos.
Entre os produtos oferecidos na nova loja estão um catálogo de 800 games, acessórios para consoles, capas para iPhone, edições limitadas de Moleskine (Star Wars e Lego), trilhas de jogos, tapetes, camisetas e uma série de produtos licenciados, como os cadernos de anotações e filmes da Lomo, as tradicionais máquinas fotográficas de plástico.
Jogos de tabuleiros, mangás, quadrinhos e figuras de ação (bonecos para colecionadores) também estão nas prateleiras da loja, que conta com oito estações de experimentação (consoles conectados) para os aficionados em videogame. "Queremos que o espaço se torne um ponto de encontro dessa turma", diz Oliveira.A Geek.etc.br também receberá eventos, como lançamentos de livros, jogos ou filmes. Serão realizados ainda encontros com donos de Nintendo DS ou habitués de jogos de tabuleiro ou cartas. Segundo o coordenador do projeto, a expectativa é que a marca ganhe "subsidiárias" em outras praças onde a Cultura está estabelecida. "A Cultura é uma marca bastante conhecida. Portanto, muitos avós comprarão games para seus netos na Geek", diz.




Nenhum comentário:
Postar um comentário