segunda-feira, 18 de julho de 2011

Por Uma Política Cultural Para a Grande Natal (Parte Final): Ato de entrega da Carta ao Respeitável Público


Por Joseniz
Aqui encerro a trilogia de postagens para a ABAS- República dos Quadrinhos sobre o evento Por Uma Política Cultural Para a Grande Natal iniciada com a postagem sobre a Mesa de Debates, seguida da postagem sobre as 13 Diretrizes para a Área Cultural de Natal. Ao final da tarde os artistas se prepararam para a última ação desenvolvida no dia 20 de Setembro: A intervenção artística com a entrega da Carta ao Respeitável Público.







O ilustre Falcão (aka Bruno Saga) esteve presente em carne e osso









Uma linda bailarina









Dois péssimos jogadores de futebol!










Poesia? Esso Rock hoje baby!








Um pouco de malabarismo...










..Um pouco de sorriso!

E lá vamos nós!

Abaixo o texto presente na Carta ao Respeitável Público:

"A CLASSE ARTÍSTICA DE NATAL VEM SENDO HISTORICAMENTE SISTEMATICAMENTE DESRESPEITADA PELAS INSTITUIÇÕES QUE JUSTAMENTE FORAM CRIADAS E SÃO MANTIDAS PARA APOIAR O CRESCIMENTO E O DESENVOLVIMENTO DESSES SETORES TODOS DA ARTE: O TEATRO, A MÚSICA, A DANÇA, A LITERATURA, O CIRCO, AS ARTES VISUAIS ETC.

APESAR DESSAS INSTITUIÇÕES JUSTIFICAREM A CONSECUÇÃO DE SUAS VERBAS GARANTINDO INVESTIMENTOS NA ÁREA, A REALIDADE DOS ARTISTAS LOCAIS E DEMAIS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM PRESTANDO SERVIÇO PRO MUNICÍPIO E ESTADO É ULTRAJANTE E CONTRADITÓRIA, MUITAS VEZES SUBMETENDO OS MESMOS A SITUAÇÕES DE VEXAME NAS SUAS APRESENTAÇÕES, DESTRATANDO OS ACERTOS TÉCNICOS E ATRASANDO OS REPASSES FINANCEIROS, COM CACHÊS ABAIXO DA MÉDIA E ABSURDAMENTE MENORES AOS PAGOS EM CONTRATOS NACIONAIS; SEM CONTAR COM A FALTA DE UMA POLÍTICA CULTURAL ESTRUTURANTE QUE POSSA GARANTIR A FORMAÇÃO DE NOVAS PLATÉIAS, A CONTINUIDADE DAS AÇÕES INDEPENDENTEMENTE DA TROCA DOS GESTORES, A TRANSVERSALIDADE DOS EIXOS EDUCATIVOPEDAGÓGICO-CULTURAL ETC.

ESSA POSTURA DAS NOSSAS AUTORIDADES FRENTE A ESSAS QUESTÕES VEM TRANSTORNANDO A VIDA DE CENTENAS DE PESSOAS QUE SOBREVIVEM DE SUAS ATIVIDADES E QUE INCLUSIVE CONTRIBUEM ECONOMICAMENTE PARA A CADEIA PRODUTIVA DOS SEGMENTOS AQUI RELACIONADOS.

REAFIRMAMOS ATRAVÉS DESSE TEXTO A IMPORTÂNCIA DA ARTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA SOCIEDADE, SEJA ELA QUAL FOR, E PEDIMOS A SUA ATENÇÃO PARA APOIAR AS POTENCIALIDADES ARTÍSTICAS DE NOSSA LOCALIDADE."
A Carta ao Respeitável Público foi assinada por diversas entidades artísticas locais, incluindo a República dos Quadrinhos. Ela é a forma dos artistas se dirigirem ao seu público e relatar o que está acontecendo em nossa cidade Natal o texto chama a atenção do público para a produção local ao mesmo tempo em que cobra dos poderes oficiais melhores parâmetros e maiores cuidados para o acervo nativo das nossas riquezas artísticas. Como diz aquela música de Milton Nascimento mesmo? "Todo artista tem que ir até onde o público está", e neste dia os artistas foram de encontro ao público. Cada artista ao seu modo encontrou a sua forma de protestar e entregar a carta ao respeitável público no percusso até a praça Padre João Maria. Foi um belo dia em que artistas de diversas áreas se uniram para um bem em comum.

Caminhando e cantando...

E seguindo a canção...








Vamos direto para o vem, vamos embora!






E para encerrar o ato público...


..Música enquanto as últimas cartas são entregues ao público!

Agradeço ao Esso (fundador e membro do grupo local) e a todos os artistas e entidades envolvidas neste evento. A lista de nomes é grande, mas nada disso seria possível sem a ação conjunta de todos. As eleições devem acabar em breve, espero que a cada dia o grupo Locau! crie força suficiente para transformar a nossa realidade cultural de nossa terra Natal em algo que tenhamos orgulho. Não vai ser fácil, mas é possível. Quando surgirem novidades do grupo Locau! faço novas postagens na República dos Quadrinhos.
PUBLICADO EM 29.09.11

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...