segunda-feira, 18 de julho de 2011

Alex Toth: vida e arte em coleção biográfica

Por Marcus Ramone - UHQ

The life and art of Alex Toth
Aclamado como um dos maiores desenhistas da história dos quadrinhos e da animação e mestre do preto e branco, o norte-americano Alex Toth (1928 - 2006) conquistou admiradores e influenciou artistas durante sua prolífica carreira.
Ao longo de décadas, desenhou histórias em quadrinhos de vários super-heróis da DC Comics, como Batman, Lanterna Verde, Canário Negro e Flash, e realizou trabalhos para diversas outras editoras dos Estados Unidos, incluindo a Western Publishing, para a qual fez as artes de HQs das versões Disney de Zorro, Roy Rogers e Maverick.
Suas criações mais populares, no entanto, ainda hoje são conhecidas graças à vitoriosa passagem do artista pelos desenhos animados da Hanna-Barbera.
Nos estúdios, Toth concebeu os personagens das séries Space Ghost, Herculoides, Galaxy Trio, Mightor, Homem-Pássaro e Jonny Quest, dentre outros, e foi responsável pelo padrão visual de mais alguns, como os de Josie & As Gatinhas e os Superamigos (estrelada pelos heróis da DC).
The life and art of Alex Toth
Em 2011, a editora IDW, em parceria com a Library of American Comics, levará até os saudosistas a história da vida e da obra de Alex Toth, na forma de uma coleção de livros em capa dura que contam em textos e imagens o que o artista representou e continua representando para as artes gráficas e, por conseguinte, a vida de fãs cuja infância foi positivamente marcada pelas criações do desenhista.
The life and art of Alex Toth, biografia escrita por Dean Mullaney e Bruce Canwell, com o acompanhamento dos filhos do artista, é dividida em três volumes, a serem lançados em datas distintas.
Space Ghost de Alex Toth
O primeiro, Genius, Isolated - que chegará às livrarias e comic shops dos Estados Unidos em março, à venda por 60 dólares -, narra em 400 páginas toda a trajetória de Toth, do nascimento até a década de 1960, destacando o trabalho nas histórias em quadrinhos e recheada de ilustrações e fotos raras e antigas, diretamente dos arquivos de família.
Genius, Illustrated virá depois, desfilando a carreira do desenhista nas animações da Hanna-Barbera.
E na sequência, Genius, Animated apresentará artes originais, model sheets, esboços iniciais de personagens e ilustrações diversas.
A coleção, que promete ser um dos grandes lançamentos do próximo ano, no âmbito da nona arte, ainda tem espaço para duas surpresas: a reprodução de todas as páginas da série de tiras Jon Fury, escrita e desenhada por Alex Toth quando servia ao exército dos EUA; e uma HQ desconhecida, inacabada, jamais publicada e ainda no lápis, produzida pelo artista nos anos 1950.
O último volume virá acompanhado de uma caixa para acondicionar os três livros.
Para os interessados que desejarem garantir um exemplar do primeiro livro, a dica é navegar na grande rede à procura das e-shops que já colocaram em pré-venda o volume de estreia da coleção.
Batman de Alex TothMightor de Alex Toth
PUBLICADO EM 23.12.10

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...