segunda-feira, 18 de julho de 2011

Super-heróis dos quadrinhos enfrentam os tribunais

Por Marcos Ramone - UHQ

Super-heróis no tribunal
Qualquer fã de quadrinhos de super-heróis já se questionou, pelo menos uma vez na vida, sobre como os poderes, as ações e outras intervenções desses personagens no universo em que vivem estariam sujeitos às leis do mundo real.
Quem pagaria pela destruição das ruas e patrimônios públicos e particulares, que sempre acontece durante os confrontos entre heróis e vilões?
Se a visão de calor do Superman é uma arma, então ele estaria protegido pela Segunda Emenda da constituição dos Estados Unidos, que garante aos cidadãos o direito de possuir armas de fogo?
Os X-Men, na condição de mutantes legalmente reconhecidos como tais, têm direito à proteção constitucional contra discriminações raciais?
Super-heróis no tribunal
E como ficaria um vilão preso pelo assassinato de um super-herói que voltasse à vida?
Essas e muitas outras perguntas são respondidas no divertido - e não menos didático - blog norte-americano Law and the Multiverse: Superheroes, supervillains, and the Law, que estreou na internet no último dia 30 de novembro.
Criado pelos advogados James Daily e Ryan Davidson - que moram em cidades diferentes e não se conhecem pessoalmente, mas compartilham a paixão pelos gibis de super-heróis -, o blog em pouco tempo chamou a atenção de juristas e fãs de HQs, ganhando repercussão internacional depois de uma reportagem publicada pelo The New York Times.
Tratando as questões legais pertinentes aos super-heróis e supervilões com uma linguagem jurídica - mas de fácil entendimento -, os debates promovidos por Daily e Davidson têm recebido elogios de professores de várias universidades, que estão indicando o blog como ferramenta de apoio educacional.
E como os textos lançam mão do humor para tornar a leitura mais dinâmica e acessível, a diversão fica garantida para quem visitar o Law and the Multiverse e fazer um exercício de imaginação com seus personagens preferidos.
PUBLICADO EM 18.01.11

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...