segunda-feira, 18 de julho de 2011

Larousse: mais uma editora lança adaptações literárias em quadrinhos

Por UHQ 

Mais uma editora entra no nicho de mercado das adaptações literárias em quadrinhos - mirando, claro, os planos governamentais de incentivo à leitura, que têm adquirido dezenas dessas obras. Desta vez, é a Larousse, que agora integra o grupo da Escala.
A editora chega às livrarias com a coleção HQ Clássicos, do selo Larousse Jovem, que começa com três títulos:Frankenstein (144 páginas), Romeu e Julieta (168 páginas) e Macbeth (144 páginas). Todos têm formato 16,5 x 24 cm e custam R$ 49,80.
Os álbuns foram produzidos na Inglaterra, por autores desconhecidos no Brasil. Frankenstein, de Mary Shelley, teve o roteiro adaptado por Jason Cobley, com desenhos de Declan Shalvey, Jason Cardy, Kat Nicholson, Terry Wiley e Jon Howard. Já as duas obras de William Shakespeare foram transpostas para os quadrinhos por John McDonald. Em Romeu e Julieta, as artes são de Will Volley, Jim Devlin e Jim Campbell; e emMacbeth, de Jon Howard, Nigel Dobbyn e Gary Erskine. As traduções são de Helô Beraldo.
Por e-mail, a Larousse informou ao Universo HQ que pretende lançar, ainda neste ano, mais dois títulos: Grandes Esperanças, de Charles Dickens, e A Tempestade, de Shakespeare. E mais: a editora diz ter perspectiva de investir em outros quadrinhos, que não sejam adaptações literárias. E está aberta a propostas!
E um detalhe na quarta capa dos álbuns chama a atenção nessa estreia da Larousse: um selo com os seguintes dizeres: Cópia ilegal não é legal! Ao comprar um livro, você remunera e reconhece o trabalho do autor e o de muitos outros profissionais envolvidos na produção editorial e na comercialização das obras: editores, revisores, diagramadores, ilustradores, gráficos, divulgadores, distribuidores, livreiros, entre outros. Ajude-nos a combater a cópia ilegal! Ela gera desemprego, prejudica a difusão da cultura e encarece os livros que você compra. É a primeira editora a assumir em suas publicações uma postura contra a pirataria.
Por fim, vale lembrar que, nesta mesma linha de adaptações, outra empresa do grupo Escala, a Escala Educacional, possui as coleções Literatura Brasileira em Quadrinhos e Literatura Mundial em Quadrinhos, com lançamentos constantes nos últimos anos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...