segunda-feira, 18 de julho de 2011

Ática lança selo para publicar graphic novels

Por UHQ - 05.06.11

AgaquêNos últimos anos, a Ática colocou no mercado vários álbuns de quadrinhos, mas sempre adaptações literárias, assinadas por nomes como Rodrigo Rosa, Eloar Guazzelli, Luiz Gê, Cesar Lobo, Ivan Jaf e outros. Agora, resolveu ampliar sua área de atuação. A editora divulgou, com exclusividade para o Universo HQ, que lançará um novo selo, o Agaquê, para publicar graphic novels.
Quando eu cresci
E a estreia acontece com Quando eu cresci (formato 23 x 31,5 cm, 96 páginas coloridas, R$ 35,90), escrito pelo suíço Pierre Paquet e desenhado pelo mexicano Tony Sandoval.
Na trama, publicada originalmente pela Editions Paquet, da Suíça, Pepe, de 11 anos, tem uma tendência a aprontar tão grande quanto sua imaginação. Um dia, voltando da escola, ele compra bombinhas e as esconde na mochila, para que a mãe não perceba. No caminho até o seu quarto, porém, presencia um estranho fenômeno: a estátua do menino Jesus, em um altarzinho da sala, começa a se mover.
Fascinado pelo que acaba de presenciar, o menino cruza a parede atrás do pequeno ser misterioso, descobrindo um mundo novo e surpreendente, povoado pelas mais estranhas criaturas, que o ajudarão na árdua tarefa de crescer - por bem ou por mal.
Antes de encontrar uma saída, Pepe percorrerá campos floridos, savanas e cidades, em uma viagem fascinante e rica em detalhes. Nesse mundo além da parede, repleto de simbologia, momentos sublimes se alternam com a angústia de um menino assustado, que precisará de muita coragem para enfrentar os seus piores medos.
Fantasmópolis
A edição brasileira traz uma entrevista exclusiva com os autores. Pierre Paquet já escreveu roteiros sob diferentes pseudônimos, mas hoje é difícil conciliar as funções de autor e editor da Paquet. Já Tony Sandoval é ilustrador autodidata, nunca frequentou escolas de arte e diz gostar de criar "livros estranhos".
Segundo Fabricio Waltrick, editor da Ática, a intenção é "publicar títulos contemporâneos de qualidade, estrangeiros e brasileiros". Mas sempre com a preocupação, já no momento de selecionar os materiais, de que tenham potencial para adoção em escolas. Tanto que todos terão um suplemento exclusivo, que os professores poderão "baixar" da internet para trabalhá-los em sala de aula.
Os dois próximos títulos já estão definidos. O primeiro é Fantasmópolis, do norte-americano Doug TenNapel. A obra foi finalista do Eisner Award em 2011 e já teve seus direitos vendidos para o cinema - o filme será estrelado por Hugh Jackman. O autor é conhecido no Brasil por outro trabalho:Earthworm Jim, que fez muito sucesso nos games e numa série animada.
E, no Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, em novembro, deve chegar ao mercado o terceiro título do selo Agaquê: Akissi, nova série da roteirista africana Marguerite Abouet, da premiada Aya de Yopougon (que, infelizmente, teve apenas o primeiro livro lançado no Brasil, pela L&PM). Os desenhos são do francês Mathieu Sapin.
A logomarca do selo Agaquê foi criada pelo designer de fontes Tony de Marco. Os primeiros títulos nacionais dessa nova linha da Ática devem ser publicados em 2012.
Akissi

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...