segunda-feira, 18 de julho de 2011

Exposição Plantu & Cartooning for Peace em BH

Por Milena Azevedo - GHQ - 21.06.11

Plantu & Cartooning for Peace é o título da exposição que está sendo exposta na Galeria Oi Futuro. Trata-se de uma coletânea com 60 obras do francês Plantu, colaborador do jornal Le Monde há mais de 30 anos; e, em outro segmento, de artistas filiados à entidade que ele criou na sede das Nações Unidas, em Nova York, a fundação Cartooning for Peace, dedicada a promover o encontro de profissionais de todas as nacionalidades com o grande público para troca de experiência, defesa da liberdade de expressão e o reconhecimento do trabalho jornalístico dos chargistas e cartunistas.
Quem faz a apresentação do trabalho de Plantu e da linguagem do cartum, na abertura da mostra, é o desenhista mineiroDuke. Como ele explica, Plantu é um dos mais importantes nomes do desenho na Europa, revelando a maneira francesa de fazer humor: imagens que têm aspecto filosófico, que provocam o pensamento tanto quanto o riso. “É um excelente desenhista”, observa, explicando que, se nas charges diárias ele usa um traço mais solto, mais leve (“um pouco como Henfil”), Plantu cultiva também cartuns realizados com traço elaborado, atento a detalhes, e que ganham expressividade com o preto e branco.
Em texto sobre Plantu, Marie-Michèle Martinet argumenta que o artista, contrapondo-se à intolerância e promovendo um diálogo com desenhistas de todo mundo, pratica a diplomacia do cartum. Segundo ela, o desenhista não é apenas um espectador, mas um ator do mundo. “Até mesmo no século 19, idade de ouro da caricatura, os desenhistas se atinham a fazer pensar ou rir sem se envolver de verdade”, ressalta. “Plantu é um homem magro, discreto e quase tímido. Mas seu projeto gráfico é grandioso, uma vez que ele se impôs o objetivo de restaurar o diálogo entre as culturas por meio do desenho, que, livre de barreiras linguísticas, tem, em relação às palavras, a vantagem de ser imediatamente acessível por todos.”
O fato de Plantu ter criado uma fundação para recrutar artistas para o tema da liberdade de expressão, para Duke revela um artista preocupado com o papel social do desenho de humor. “É atitude louvável, que merece respeito e que os humoristas abracem a causa”, observa. A charge, como o cartum, explica, nasceram no século 19, ligadas ao surgimento e expansão da imprensa. Se a primeira trabalha com o factual, a segunda se volta para temas universais. Informações sobre a prática, salões e portfólios de artistas brasileiros e de outros países podem ser vistos, indica Duke, no portal brazilcartoom.com, do mineiro Márcio Leite, um dos mais importantes do mundo nesse campo.
Exposição: Plantu & Cartooning for Peace. Caricaturas e Política
Local: Galeria Oi Futuro
Endereço: Av Afonso Pena, 4001, Mangabeiras – Belo Horizonte/MG
Data: de 16 de junho a 14 de agosto
Horário: de terça a sábado, das 11h às 21h // domingo das 11h às 19h
Ingresso: Entrada gratuita
Informações: (31) 3229.3131

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...