segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Amazônia inspira quadrinhos de Mauricio de Souza

O criador da "Turma da Mônica", inclui em novo personagem traços e elementos amazônicos
Mauricio de Souza já visitou alguns Estados do Norte para compor sua nova personagem
Mauricio de Souza já visitou alguns Estados do Norte para compor sua nova personagem
Ousadia, criatividade e determinação são algumas palavras que estão presentes na trajetória artística de Mauricio de Souza, criador da “Turma da Mônica”, que fez das histórias infantis um verdadeiro produto de sucesso que conquistou o Brasil e o mundo.
Em entrevista exclusiva a A CRÍTICA, o empresário adiantou alguns dos projetos do seu estúdio (Mauricio de Sousa Produções) – que inclui a criação de uma personagem com traços e elementos amazônicos.
Tezuka
Talvez os projetos mais importantes sejam duas aventuras da “Turma da Mônica Jovem”, que irão misturar as personagens de Sousa com as de Osamu Tezuka (1929-1989), responsável por criar, entre alguns, o Astro Boy. “Eles vão lutar contra criminosos que estão devastando a floresta amazônica. Peguei algumas imagens do Pará e do Acre que servirão de cenários para essas histórias. Essas obras terão repercussão nacional e mundial, porque as criações de Tezuka nunca se misturaram antes”, diz Mauricio de Sousa. As HQs estão previstas para serem lançadas em fevereiro de 2012 num Estado onde esteja ocorrendo uma ação de reflorestamento.

Da terra
Há alguns anos, Sousa tenta desenvolver uma personagem, a priori um índio, com traços característicos da região amazônica. “Quando comecei a andar pela Amazônia senti um impacto, porque tudo é bonito, pesado e marcante. Conversei com índios e ribeirinhos e descobri que para aprender algo seriam necessários 200 anos (risos). Tentei fazer um estudo e não cheguei a uma conclusão porque tudo é diferente, grandioso e até estranho para quem é do Sudeste. Tenho que voltar aí e me impregnar mais para criar uma nova personagem”, fala. Ainda não existe uma data definida para ele retomar e concluir esse processo de composição.
Produção completa
Outro projeto é a coleção “Graphic MSP”, na qual o estúdio pegará todos os quadrinistas que já trabalharam com eles na série “MSP50” para contar suas histórias, tendo uma edição completa para isso. Até o momento foram fechadas quatro publicações e cada uma terá 72 páginas em formato 19 cm x 27,5 cm. O lançamento da coleção está previsto para abril de 2012.
Da casa
Mais uma iniciativa é o “Ouro da Casa”, que seria também uma espécie de continuação do “MSP50”. “Não teríamos os desenhistas de fora, apenas pegaríamos os artistas do estúdio, em seus diversos segmentos, para mostrar o que podem fazer com as personagens da ‘Turma da Mônica’. Deve ser lançando na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em agosto de 2012”.
Sobre Romahs, que faz parte da sua equipe e participará do “Ouro da Casa”, ele diz: “O Rogério (Romahs) é um gênio, um dos melhores ilustradores, roteiristas e desenhistas que encontrei em anos. Ele está dando um toque incrível nas histórias e é o que eu estava procurando. Qualquer coisa que ele mande será maravilhosa. Sou fã dele. O Rogério é corajoso na sua criatividade”.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...