quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Imaginário! 2

Por Henrique Magalhães - Marca de Fantasia

Imaginário!
Editor: Henrique Magalhães
Nº 2. João Pessoa: Marca de Fantasia: julho de 2012. 119p. Arquivo em pdf, gratuito.
ISSN 2236-6933

Imaginário! é uma revista eletrônica ligada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba, que tem como propósito a divulgação dos estudos voltados à cultura pop e às artes visuais, como história em quadrinhos, grafite, humor, animação, fanzine e game. Dela participam professores e alunos do Programa e todos os interessados na área, por meio de artigos, entrevistas e resenhas.
A segunda edição da revista é dedicada exclusivamente às histórias em quadrinhos, numa demonstração de que a temática tem despertado cada vez mais a atenção dos estudiosos. Os eventos e publicações que tratam do universo das HQ têm se multiplicado no país e uma profícua produção independente tem se firmado para um público cada vez mais exigente. A Imaginário! vem contribuir com esse momento efervescente que vivemos, trazendo um aporte reflexivo para o desenvolvimento dessa arte.
Participam desta edição da Imaginário! o jornalista e Mestre em Educação Lucio Luiz, com o artigo “Nerds que riem de si mesmo: representações de um estereótipo através de tiras cômicas na web”; o mestrado em Comunicação Bruno Ribeiro Nascimento, com “Processo de metalinguagem nas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica”; o professor e pesquisador de Arte Sequencial Daniel de Oliveira, com “Demolidor e a auto superação”; o Doutor em Letras e professor do Departamento de Mídias Digitais Alberto Pessoa, com “A linguagem dos quadrinhos de Flávio Colin”; os mestrandos em Estudos da Mídia, na UFRN, Aderson Gomes & Dickson Tavares, com “Superman: ícone e o mito”; e o Doutor em Educação Elydio dos Santos Neto, com a resenha “BioCyberDrama Saga”, sobre a obra de Edgar Franco e Mozart Couto. A revista traz ainda a capa de Paloma Diniz, inspirada no universo fantástico de Edgar Franco.
A revista Imaginário! é editada pela editora Marca de Fantasia, ligada ao Núcleo de Artes Midiáticas do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB. Sua difusão é gratuita, podendo ser solicitada ao editor Henrique Magalhães <henriquemais@gmail.com> ou por meio do sítio da editora: <www.marcadefantasia.com>.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...