Por
Lenda Urbana: Frank Quitely foi censurado em Authority
Situação: Verdadeiro
Situação: Verdadeiro
Como se sabe o arco final de Mark Millar pelo Authority teve várias censuras e o artista regular, Frank Quitely, partiu antes do final da história. Pra piorar a situação a revista final do arco, que sairia em setembro de 2001, atrasou por um bom tempo devido à sua temática controversa após os atentados de 11 de setembro.
Inúmeras mudanças foram feitas pelo editoral. O DC Database mostra algumas das mudanças feitas. Vejam só quanta coisa foi feita:
- O painel final da quinta página mostraria o Coronel chutando a cabeça de um dos jovens heróis, mas acabou com ele tirando uns pedaços da cara da vítima;
- O terceiro painel da página oito originalmente mostrava várias imagens depreciativas na sala do Coronel, mas elas foram retiradas;
- No final da página outo o Coronel recebia o corpo de Jenny Sparks para praticamente necrofilia. Foi tudo mudado;
- Os três painéis da página treze mostrariam Swift lavando a louça com sua língua. Ela acabou sendo “apenas” uma escrava cozinheira;
- No texto original o presidente que aparecia na edição era George W. Bush. Com o 11 de setembro eles mudaram as feições dele para ficarem parecidas com Merkin Muffley, do clássico filme de Stanley Kubrik dos anos 1960 Dr. Fantástico.
Muitas outras mudanças foram feitas também. Mark Millar já reclamou publicamente destas atitudes dizendo ter “sérias reservas no que diz respeito a trabalhar em uma empresa sob o guarda-chuva da DC com a atual administração“. Ele ainda comenta o fato da revista ser aclamada publicamente e ter chamado atenção intercional e mesmo assim a editora cortava recursos.
É importante lembrar que mesmo que estes cortes citados acima tenham sido os mais famosos a DC já cortava as ideias de Millar e Quitely desde que eles assumiram a revista. Uma pena.
Authority é uma das maiores marcas da Wildstorm até hoje. Criado por Warren Ellis e Bryan Hitch como um fruto do antigo Stormwatch, o título tornou-se um sucesso instantâneo por tratar temas sérios de forma irônica e até drástica. O importante era fazer da Terra um lugar melhor, não medindo atitudes pra isso. Seus componentes originais são: Jenny Sparks, Jack Hawksmoor, Apollo, Meia-Noite, Engenheira, Swift e o Doutor.
post 15.02.11Lendas Urbanas é uma coluna semanal do site Comic Book Resources escrita pelo jornalista Brian Cronin que conta situações falsas e verdadeiras dos bastidores da indústria de quadrinhos americana e europeia – por vezes até a brasileira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário