segunda-feira, 18 de julho de 2011

CONHEÇA UMA COMIC SHOP DOS EUA

Por Cassius Medauar  - Conexão Comics - postado em 02.04.11
Comic Shop já é uma palavra bem conhecida dos fãs de quadrinhos e até mais usada do que a versões nacionais gibiteria e loja de quadrinhos, mas ainda engatinharmos nesse quesito aqui no Brasil. E apesar de tanto ouvirmos falar e repetirmos, não é todo mundo que pode viajar para os Estados Unidos e conhecer uma, por isso resolvi fazer uma matéria mostrando como é e como funciona uma verdadeira loja de HQs por lá.
 
No fim de fevereiro fiz uma viagem até Houston, no Texas, e fui visitar uma Comic Shop bacana chamada Bedrock City, que depois descobri ser uma pequena rede com mais duas lojas na cidade. Se você já foi na Comix ou viu alguns episódios de “The Big Theory” já tem uma ideia de como é, mas a diferença é que lá eles tem várias, as lojas são grandes e estão em muitas cidades.
Para se ter uma ideia de números, fiz uma pesquisa rápida e descobri que o estado do Texas tem por volta de 130 (sim, isso mesmo, só em 1 estado) Comic Shops e/ou lojas de colecionáveis como figuras de ação e cards e na cidade de Houston, onde eu estava, achei oito lojas. Acontece que por lá eles não têm bancas de jornal e por isso as lojas especializadas se proliferaram.
 
Assim que entrei na Bedrock City já fiquei maravilhado. A loja é grande, com várias prateleiras espalhadas com muitas HQs, brinquedos, camisetas e pôsteres. Eles têm praticamente tudo de HQs de super-heróis e das editoras grandes americanas. Revistas soltas, encadernados capa mole, capa dura e absolutes.
Mas não encontrei muitos mangás e nem europeus e, ao perguntar, descobri que isso varia de loja para loja, algumas Comic Shops tem áreas maiores de mangás e as livrarias, que também vendem HQs, dedicam um bom espaço aos nipônicos. Para confirmar fui até a Barnes & Noble, a maior rede de livrarias do EUA e vi que realmente têm muitos mangás lá, mas o tamanho da área de HQs deles foi meio decepcionante em comparação ao tamanho da loja (que era gigante).
Conversando com os atendentes da Bedrock descobri que os dias mais cheios são a quarta-feira (porque as editoras fazem seus lançamentos todas as quartas) e o sábado.  Eles fazem um cadastro com encomendas para as pessoas e apenas na loja que fui eles tinham um pouco mais de 800 leitores cadastrados que compram coisas todos os meses, o que já garante uma boa renda. E um deles me contou que tem desde o cara que compra só um punhado de revistas por mês até o que gasta três, quatro mil dólares.
Decidi então ir para o lado mais nerd e perguntei o que vende mais, Marvel ou DC, e quais os gibis preferidos dos frequentadores. Eles me disseram que a Marvel ganha, mas por pouco. E que os queridinhos são X-Men, Homem-Aranha e Batman (bem parecido com aqui, hein?). Também cntaram que grandes eventos ou o fator “morte de personagem” acabam atraindo os leitores ocasionais e fazendo com que, em geral, essas revistas batam recordes de venda.
Bom, mas chega de papo. Dei uma de vídeo repórter e fiz uma gravação da loja para que você, caro amigo leitor, tenha uma ideia melhor sobre o que estou falando. E vai perceber que repito umas três vezes que adoraria comprar tudo, mas sei que vendo as imagens você entenderá porque.
E um pequeno detalhe quando vir o vídeo: o atendente não lembra um pouco o personagen dos Simpsons que é fã de quadrinhos e tem uma Comic Shop?

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...