segunda-feira, 18 de julho de 2011

História em quadrinhos: um recurso de aprendizagem

Por Milena Azevedo

Na próxima segunda-feira, dia 04 de abril, o programa Salto para o Futuro, apresenta a série inédita História em quadrinhos: um recurso de aprendizagem. Será uma semana inteira dedicada às HQs como forma de auxiliar os professores a utilizarem esta mídia no aprendizado dos seus alunos. Realizado com a consultoria de Sonia M. Bibe Luyten (Pesquisadora que iniciou o primeiro curso regular de HQ na USP, em 1972), contará com várias participações. No programa de quinta-feira (dia 07), o jornalista e quadrinhista Pedro de Luna, do JBlog Quadrinhos, do Jornal do Brasil, é um dos convidados.
No texto disponibilizado no site do programa, Sonia explica que “no plano pedagógico, os quadrinhos proporcionam experiências narrativas desde o início do aprendizado, fazendo os alunos adquirirem uma nova linguagem. Crianças e adolescentes seguem a história do começo ao final, compreendem seu enredo, seus personagens, a noção de tempo e espaço, sem necessidade de palavras sofisticadas e habilidades de decodificação”.
A professora completa dizendo que “as Histórias em Quadrinhos na sala de aula também motivam os alunos relutantes ao aprendizado e à leitura. Elas os envolvem num formato literário que eles conhecem”.
Entre outros objetivos, a série pretende “fazer o professor ver mais um benefício dos quadrinhos que é o de escrever, pesquisar e criar em qualquer área de conhecimento. Muitos alunos, frequentemente, perguntam se podem desenhar enquanto estão escrevendo. Eles buscam por imagens para dar apoio à sua escrita. Portanto, neste outro passo, a permissão de usar imagens e palavras vai resolver problemas relacionados à narrativa de uma ideia”, diz o texto.
Sonia finaliza a introdução lembrando que “o objetivo de todo professor é educar, mesmo se o método parecer não convencional. Consequentemente, se as Histórias em Quadrinhos melhorarem as habilidades da leitura, compreensão, imaginação, pesquisa e até disciplina em sala de aula, elas devem transformar-se numa ferramenta de trabalho para ele”.
Os programas serão veiculados diariamente, de segunda (04) a sexta (08) às 19h pela TV Escola (canal do Ministério da Educação), canais DirecTV e Sky, sendo reprisado às 8h e às 14h no dia seguinte. Produzido pela TV Brasil, o programa é apresentado em reprise na grade da emissora e também pode ser assistido pela sua WebTV às 05h50.
Para mais informações, vá até o site do programa Salto Para o Futuro.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...