segunda-feira, 18 de julho de 2011

Estatuto do Torcedor em Quadrinhos

Por Zine Brasil - 12.07.11

Segundo informações divulgadas pelo Ministério do Esporte domingo (10.07 ontem), 2.000 cartilhas em quadrinhos do Estatuto do Torcedor, foram distribuídas na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, Minas Gerais.
A distribuição aconteceu no clássico entre Atlético-MG e América-MG, pelo Campeonato Brasileiro. Os ex-jogadores Reinaldo e Amarelinho foram convidados a fazer a entrega simbólica da cartilha.
A cartilha em quadrinhos foi criada para orientar o torcedor, de forma leve e criativa, sobre os direitos e deveres de quem frequenta os estádios de futebol. Com dez páginas, ela foi desenvolvida pelo Ministério do Esporte em parceria com uma comissão de promotores do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais.
Segurança
As mudanças na Lei 10.671/2003, que dispõe sobre o Estatuto de Defesa do Torcedor, estabeleceram uma série de medidas para garantir a segurança e o conforto dos torcedores nos estádios, como exigência de laudos técnicos de segurança e de higiene, monitoramento de imagens nas arenas com capacidade de público superior a dez mil pessoas e punição para atos de violência.
O novo Estatuto do Torcedor determina ainda que as torcidas organizadas mantenham cadastro atualizado de todos os seus associados, além de criminalizar a prática do cambismo e a manipulação dos resultados dos jogos.
O Programa Torcida Legal é um conjunto de iniciativas para tentar coibir atos de violência nas arenas e conta com o apoio do Ministério Público. O Governo Federal quer atrair aos jogos os torcedores que buscam momentos de diversão e lazer junto com a família. Para isso, é necessário investir na formação e na conscientização desse público.
Serviço:
Contato:  Lísia Gusmão – Ascom – Ministério do Esporte
Telefone:  (61) 8458-9296

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...