quinta-feira, 7 de junho de 2012

Teatro: MAUS – A História de Um Sobrevivente

Por Impulso

O Teatro Escola Macunaíma está desenvolvendo a adptação para os palcos da clássica graphic novel MAUS, de autoria do norte americano Art Spiegelman. Para quem não conhece Art Spiegelman é ilustrador,cartunista e o único quadrinista a receber o Prêmio Pulitzer com a graphic novel citada.
A obra fala sobre o anti-semitismo e as atrocidades nos campos de concentração sofridos por judeus e poloneses principalmente. Tudo está centrado na narrativa do avô do autor que conta a sua vivência em um campo de concetração em pleno Holocausto. A partir daí já podemos concluir que sua história não foi muito fácil, foi digamos, no mínimo traumática.
Lançada em 1986, esta será a primeira vez no Brasil que a obra será vista no teatro. Acredito que dar vida aos personagens vai ter um olhar mais sensível a história que narra o sofrimento de um homem e de tantos outros que foram massacrados, mortos em um genocidio que marcou a história da humanidade.

Com direção de Beto Marcondes e peça tem a dificil tarefa de tranpor para um outro ambiente o trabalho mais aclamado de Art Spiegelman, que sempre se sobressaiu na nona arte. Acredito que Spiegelman usou sua arte para expelir tudo que seu parente vivenciou, usando uma das mais brilhantes metáforas já registradas nos quadrinhos, no melhor estilo do grande escritor George Orwell em Revolução dos Bichos, ou seja, os agentes da história são retratados como animais. Os judeus, por exemplo, são os ratos ou em alemão: Maus,daí o nome.
Confira a sinopse de Maus no teatro:
“Há marcas que, meio século depois, permanecem arraigadas à alma. Juntamente com sua filha Hana, acompanhamos o relato de Vladeck Spiegelman sobre sua sobrevivência ao Holocausto da Segunda Guerra e sua luta para salvar o amor da sua vida. Será o ser humano capaz de superar tanto terror e tanta dor?
Uma história incomparavel , os atores tem a árdua de retratar,atuar e transmitir a nós o que foram estes dias de muita dor,angúistias,solidão,medo,raiva, percas e esperança. Através de personagens retratados por ratos, porcos entre outros fazendo uma provocação a varias formas de entender culturas,raças e suas barbaries.Retratada de uma forma visual e narrativa sútil dando enfase a uma violência sujetiva ambientando a sensação dramatica e perspectiva do leitor sobre o que le e imagina.A narrativa das histórias em quadrinhos aproxima o leitor de suas experiências, fatos vividos e vistos no cotidiano do seu trabalho, na vida pessoal, espiritual, entre outras situações vivenciadas na vida e na história da humanidade como é o caso da Maus.”
Pelo visto o elenco que conta com os nomes de Alexandra Amaya, Angelo Aleixo, Bárbara Campos, Bruna Kaulitz, Cristiane Dias, Dália Evangelista, Dani Jorge, Duda Fagundes, Edmarcia de Sá, Enri Gomez, Filipe Rodrigues, Lia Lee, Luciana Alhadeff, Luiz Henrique, Luke Mileto, Murilo Rocha, Rafa Pinheiro, Rodrigo Viana e Paula Albuquerque, vão manter a principal característica da graphic novel que é a sua representação metafórica.
Este é um convite que não podemos deixar passar batido. É uma iniciatica que devemos prestigiar e apoiar o trabalho que com certeza nos fará refletir de forma objetiva e impactante. Vá compareça e seja você também o observador dessa história. São as HQs rompendo as fronteiras da arte!
Marque na agenda as datas e horários. A peça ficará em cartas nos dias 20, 21 e 22 de julho, com sessões às 19h e às 21h.
Não deixe de conferir as fotos do making off dos ensaios, clicando aqui.
Teatro Escola Macunaíma
Rua Adolfo Gordo, 238 – Santa Cacília
São Paulo – SP

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...