sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Dossiê Jubileu

Por Museu do Heroi

Jubileu / Wondra Jubilation Lee



Jubileu
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh5wlULlL1ajlEh6mD0ovfIOWoAEd3iE41TFkGmlcTlxSOMpuI_7ptdEVgfr6BNbCINW3QTWsq3xtH0ys1fpSdrhcqjD5YyHX5Pu5W_hbKkvcsTDpxyB6JpvDysBiMqa6ECpatazDeS59U1/s400/Jubilee+X-Men.jpg
Dados sobre publicação
Publicado porMarvel Comics
Primeira apariçãoUncanny X-Men #244 (Agosto 1989)
Criado porChris Claremont
John Byrne
John Romita Jr.
Características do personagem
Alter egoJubilation Lee
EspécieHumano Mutante
AfiliaçõesX-Men
Novos Mutantes
Geração X
Novos Guerreiros
ParceriaWolverine
HabilidadesSem poderes;
Anteriormente:
Capacidade para projetar de energia plasmático;
Rajadas Concussivas;
Capacidade de fugir de detecção por telepatas;
Capacidade para sobrecarregar objetos eletrônicos;

Com dispositivos tecnológicos:
Força sore-humana, capaz de levantar de carga dos comboios e automóveis com facilidade. Discos Hover que permite para voar com controle mental.


Fogos de artificios da Jubileu para o Carnaval.
Jubileu (Jubilee em inglês) é o alter-ego de Jubilation Lee, uma personagem de história em quadrinhos da editora Marvel Comics. A primeira aparição de Jubileu foi em Uncanny X-Mennúmero 244 de agosto de 1989.
File:Jubilation Lee (Earth-616) 016.jpg

Origem

Jubileu á uma das mais carismáticas personagens do Universo Marvel, com seu jeito adolescente, rebelde, e esquentado ela foi ganhando espaço nos quadrinhos desde a sua criação, e chegou a se tornar uma das personagens de maior destaque no desenho animado dos X-Men. As comparações da dupla Wolverine e Jubileu com a dupla Batman e Robin foram inevitáveis, e até proposital por parte dos escritores, e vocês irão concordar comigo, que Jubileu tem muito mais graça, estilo e personalidade que o atual Robin. Aqui prestamos nossa homenagem a Jubileu com todos os fogos de artifícios que ela merece.
HistóricoA menina Jubilation Lee era a única filha de um casal de imigrantes chineses, que se tornaram ricos comerciantes, e se instalaram em Beverly Hills. Os Lee deram uma vida de princesa para sua pequena Jubilation. Ela estudou nos melhores colégios, tinha tudo o que estava na moda, e fazia aulas de ginástica, dança e outras atividades físicas, onde já demostrava sua especial agilidade e velocidade. Os vizinhos de Jubileu também se chamavam Lee, e haviam se encrencado com dívidas. Os cobradores sabiam que a família estava falida e resolveram acabar com eles. Julgando que todos pertenciam a mesma família Lee, os assaltantes invadiram a casa dos pais de Jubileu também, e mataram os Lee. Jubileu foi a única a conseguir escapar dos assassinos.Desde então Jubileu se tornou órfã, e a única coisa que sabia fazer era freqüentar shopping centers. A menina fugiu do orfanato, após recusar a adoção de outras famílias, pois estava correndo o risco de ser enviada para China, viver com parentes. Ao tentar fugir dos policiais seus poderes se manifestaram pela primeira vez, e os fogos de artifícios que lançou pelas mãos cegaram os policiais por um tempo.
File:Generation M Vol 1 2 Textless.jpg
Desde então passou a viver nas ruas, se escondendo em shoppings, arrumando confusão com seus patins. Uma garota sem ninguém com quem contar, se sentindo perseguida e ameaçada, com poderes estranhos que não conseguia entender e nem controlar direito. Certamente foi um período terrível. Até que um dia, Sentinelas invadiram o shopping de Jubi, e enfrentaram as X-Men Cristal, Vampira, Tempestade e Psylocke, que estavam fazendo compras. A garota assistiu a tudo e ficou impressionada por encontrar mulheres tão lindas com poderes como os dela, ainda mais uma cantora pop como Cristal.Os Sentinelas identificaram Jubileu como uma mutante, e começaram a persegui-la. Para escapar, e também por curiosidade ela seguiu os X-Men em um portal criado por Teleporter, e foi se esconder na base dos X-Men na Austrália (X-Men #50).Quando os X-Men desapareceram, e Wolverine foi capturado e crucificado no deserto, foi Jubileu quem o ajudou a escapar dos carniceiros de Donald Pierce.
A parceria entre Wolverine e Jubileu começava aí. Os dois passaram por muitas aventuras na Ásia, e Psylocke se juntou a eles quando passaram pela China e enfrentaram o Mandarim. Wolverine se tornou o tutor de Jubileu, era como se realmente fosse seu pai, e a cada dia a jovem se tornava mais apegada ao canadense encrenqueiro. Quando a equipe dos X-Men foi novamente reunida, Wolverine indicou Jubi para fazer parte do time.Logan treinou Jubileu (assim como antes já havia feito com Kitty Pryde) e ensinou a ela as técnicas de combate que aliadas a sua agilidade e poderes, fizeram dela uma ótima X-Girl. Quando Xavier resolveu recriar sua divisão jovem de mutantes, designou a tarefa para Banshee e a Emma Frost, e criaram a Geração X.Wolverine e Xavier decidiram que o melhor para Jubi seria conviver com jovens como ela, e Jubileu foi transferida para a Geração X, com muito protesto e revolta, mas foi.Mesmo com a distância, a relação de pai e filha entre Logan e Jubi continuou muito forte, e o maior orgulho da garota é contar para seus amigos da Geração X, do tempo em que participava de combates ao lado do mais feroz dos X-Men e o primeiro time.Com o tempo Jubileu está deixando de ser uma adolescente rebelde e destemperada, para se tornar uma bela e poderosa mulher. Certamente em breve ela voltará a fazer parte do primeiro time, e usará seus projéteis de luz e plasma com grande poder destrutivo, novamente ao lado dos X-Men.
http://www.just-marvel-x-men.com/image-files/marvel-encyclopedia-jubilee-1-100k.jpg

Wolverine

De certa forma, seu papel nas histórias dos X-Men era substituir o lugar que Kitty Pryde ocupou durante os anos 1980 de ícone adolescente. Tanto uma como a outra criaram laços com Wolverine. Mesmo a saída dessas duas personagens do grupo foi parecida: considerou-se que Kitty estaria melhor com mutantes de sua idade e foi transferida para os Novos Mutantes; Jubileu também foi transferida, para a Geração X, e também por ser jovem. Sua característica principal era o humor sarcástico juvenil, que davam uma leveza para os momentos mais sérios, e sempre apareciam de forma natural, como em X-Men #72 da editora Abril quando ela conhece o professor e diz: "Grande coisa, é só um velho careca. Do jeito que o veteranos falam, achei que fosse mais. "Essa atitude também contribui para que a personagem seja tão odiada entre os fãs de X-Men.
File:Jubilee 002.gif
Durante sua época nos X-Men, Jubileu usava shorts e um sobretudo amarelo. Seus traços mais característicos eram o cabelo curto e os enormes óculos escuros cor-de-rosa. Quando foi para a Geração X adotou o uniforme padrão do grupo e deixou o cabelo crescer.
File:Jubilation Lee (Earth-616) 007.jpg
Atualmente ela participa da equipe dos Novos Guerreiros, após perder seus poderes e agora ela usa o codenome de Wondra e luta somente com suas habilidades ensinadas por seu parceiro Logan.
http://media.comicvine.com/uploads/0/1424/84913-111922-jubilee_super.jpg

Poderes e Habilidades

Seu poder mutante é o de produzir descarregar energia plásmica ("fogos de artifício") que são projetados de suas mãos. Essa energia é comandada mentalmente por ela até o local onde deva ir e o momento em que deve explodir, ela pode fazer com que seja um ataque energético, cegante ou apenas ilumine.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...