Por Renato Lebeau - Impulso HQ - 06.08.12
O roteirista Wellington Srbek, em parceria com o lendário desenhista Flavio Colin, criou uma aventura brasileiríssima e ao mesmo tempo universal: o álbum Estórias Gerais, publicado originalmente em 2001 e ganhador dos mais importantes prêmios nacionais (os troféus HQMIX de “Melhor Graphic Novel Nacional” e “Melhor Roteirista Nacional”, e os troféus Angelo Agostini de “Melhor Roteirista”e “Melhor Desenhista”).
Elogiada pela crítica e pelos leitores, a HQ recebeu uma versão espanhola em 2006 e uma reedição brasileira em 2007. Agora, Estórias Gerais retorna em sua “edição definitiva”, pela editora Nemo, com as páginas no tamanho em que foram desenhadas, além de textos inéditos dos autores.
Divido em seis capítulos (“Antônio Mortalma”, “Tenente Floriano”, “Coronel Soturno”, “Odorico Pereira”, “O Pai-do-Mal” e “O Duelo”), complementados por uma HQ curta em cores (“Estória de Onça”), este clássico dos quadrinhos brasileiros mistura fantasia e realidade, ficção e história.
A HQ narra a trajetória do jornalista Ulisses Araújo, enviado à cidade fictícia de Buritizal, no norte de Minas Gerais, para apurar a vida do bandoleiro Antônio Mortalma. O jornalista se vê então em meio ao conflito de dois bandos rivais e, para piorar, os jagunços também são perseguidos pelo exército nacional, comandado pelo sanguinário coronel Odorico Pereira. Trilhada entre presente e passado, a trama apresenta os personagens em narrativas paralelas que se cruzam ao final, num enredo envolvente, com deliciosos diálogos em linguagem popular.
Nos traços marcantes em preto e branco de Flavio Colin (falecido há 10 anos, e a quem esta nova edição é dedicada), o leitor é transportado para o calor dos combates e o meio das veredas do sertão, numa HQ que mostra como é possível criar aventuras baseadas nas tradições e ambientes brasileiros, sem cair no didatismo.
Além de todo o conteúdo das edições anteriores, esta nova versão traz dois textos inéditos dos autores: uma carta de Colin, falando de seu prazer em desenhar a HQ, e um texto de encerramento no qual Srbek recapitula a trajetória de Estórias Gerais desde sua criação até esta “edição definitiva”.
Lançamento na Bienal do Livro – Estórias Gerais será lançada na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Sessão de autógrafos com Wellington Srbek acontece na sexta-feira, 10 de agosto, às 19h, no estande do Grupo Editorial Autêntica, na Rua L, número 78.
Estórias Gerais
Editora Nemo
Autor: Wellington Srbek
Ilustrador: Flavio Colin
22,5 x 32 cm
160 páginas
R$ 48,00
Editora Nemo
Autor: Wellington Srbek
Ilustrador: Flavio Colin
22,5 x 32 cm
160 páginas
R$ 48,00
Nenhum comentário:
Postar um comentário