quarta-feira, 6 de março de 2013

A história do conflito entre EUA e Oriente Médio, contada em graphic novel

Os melhores inimigos - Uma história das relações entre os Estados Unidos e o Oriente Médio - Primeira parte: 1783 - 1953

Qual a relação entre Napoleão Bonaparte, o acervo histórico islâmico no Museu do Louvre, as políticas sobre o petróleo e a Guerra do Iraque?
De acordo com a graphic novel Os melhores inimigos - Uma história das relações entre os Estados Unidos e o Oriente Médio - Primeira parte: 1783 - 1953, esses são alguns dos elementos que formam a longa e complexa história da relação conflituosa entre os EUA e a maior parte dos países que compõem a região compreendida entre o leste do Mediterrâneo e o Golfo Pérsico.
Escrita pelo cientista político francês Jean-Pierre Filiu, com desenhos de David B., a obra chegou  às livrarias do Brasil no semestre passado, trazendo um panorama amplo de um conflito marcado por alianças políticas e combates bélicos, num relacionamento conturbado cujas raízes foram fincadas há séculos.
Dividida em capítulos e utilizando uma linguagem de fácil assimilação pelos não versados no tema da obra, a HQ imprime detalhes de vários fatos históricos que contribuíram para o cenário político atual, desde a pirataria no Mediterrâneo até o surgimento dos Estados Unidos como uma influente potência mundial.
A edição, que faz parte de uma trilogia, é completada por um apêndice com referências históricas.
Parte integrante da Coleção Agaquê, da Editora Ática, a graphic novel tem 128 páginas, formato 19,5 x 26,5 cm e custa R$ 35,90.
Via: UHQ
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...