segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Funesc realiza Semana do Quadrinho Nacional com feira, exposição, clube de leitura e roda de conversa

Em homenagem ao Dia do Quadrinho Nacional, comemorado em 30 de janeiro, a Coordenação de Quadrinhos da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) e a Associação Marca de Fantasia prepararam uma semana de atividades, que começa no dia 25 deste mês e se estende até o dia 30, na Gibiteca Henfil do Espaço Cultural. Em cinco dias de programação serão realizadas duas oficinas – uma de fanzine e a outra voltada para crianças. As atrações incluem exposição em homenagem ao Flama (de
Deodato Borges), HQ Leituras, Estrogênio na Gibiteca, Quadrinhos & Ação, Feira de Quadrinhos e, pra finalizar, uma conversa com o tema “A História das Histórias em Quadrinhos no Brasil”.


O acesso à maior parte das atividades é gratuito. Apenas para as oficinas de fanzine, ministrada por Paloma Diniz, e de quadrinhos para crianças, por Igor Tadeu, é cobrada taxa de participação no valor de R$ 50 por curso. Para a primeira, a faixa etária mínima é 13 anos e as aulas acontecem de 25 a 29 de janeiro, das 15h às 18h. Já a turma infantil é para crianças com idade de 8 a 13 anos, no turno da manhã, das 10h às 12h. As inscrições podem ser feitas até o dia 22, junto à Diretoria de Desenvolvimento Artístico e Cultural da Funesc (DDAC). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.

Feira de Quadrinhos –No dia 30 de janeiro será realizada mais uma Feira de Quadrinhos, espaço aberto para a venda de HQs e outros materiais similares. A preferência é para a venda de quadrinhos próprios, para incentivar a produção autoral no Estado, mas ilustradores e colecionadores também podem solicitar mesas para vender seus acervos. As mesas são gratuitas e para participar os interessados devem entrar em contato pelo e-mail funesc.quadrinhos@gmail.com até o dia 22 de janeiro. A feira acontece em frente à Gibiteca Henfil (submezanino 2), das 14h às 18h.

Exposição em homenagem ao Flama – Seleção de imagens reunidas por Lancelott Martins na ocasião do falecimento de Deodato Borges, autor de As Aventuras do Flama, pai de Mike Deodato Jr. e figura de extrema  importância para o incentivo do desenvolvimento das histórias em quadrinhos na Paraíba, principalmente dentro da imprensa. As obras foram produzidas por fãs do quadrinista, para prestar homenagem ao autor, falecido em 2014, e ao personagem, sendo selecionadas algumas delas para a exposição durante a Semana do Quadrinho Nacional. A abertura será dia 25 de janeiro, às 19h, na Galeria Novos Artistas (mezanino 2).

Estrogênio na Gibiteca – Encontro de mulheres interessadas em fazer ou consumir quadrinhos, videogames, ficção especulativa, RPG, entre outros. Espaço aberto para interação e trocas que geralmente não acontecem em outros ambientes, em geral de maioria masculina. Na sexta-feira, dia 29 de janeiro, às 19h, na Gibiteca Henfil (submezanino 2).

Quadrinhos & Ação – Inspirado no jogo clássico de desenho e adivinhação, serão formadas equipes que irão disputar entre si, utilizando apenas histórias com um ou mais quadros para descrever a ação, não pudendo escrever letras, números, fazer gestos ou mímicas. A diferença para o jogo tradicional é que ao invés de um único desenho, deve ser produzida dentro do tempo uma história em quadrinhos. Contudo, mais importante do que saber desenhar é conseguir passar a mensagem para o grupo adivinhar dentro do tempo estipulado. Será no sábado, dia 30, das 14h às 16h, em frente à Gibiteca Henfil (submezanino 2).

Oficina de fanzine, com Paloma Diniz – O fanzine é uma revista produzida de forma amadora, muito utilizada na divulgação de quadrinhos independentes, mas comum também em publicações voltadas para a música, literatura e outros. Pode ser feito a partir de processos simples, como colagens e xerox até outros mais sofisticados, como softwares de diagramação e serigrafias. Paloma Diniz é formada em Educação Artística pela UFPB. Leciona desenho clássico e técnicas básicas de narrativa gráfica e é arte-finalista para o mercado de quadrinhos. É diretora da editora Marca de Fantasia e participa do Grupode Pesquisa em Humor, Quadrinhos e Games do Mestrado em Comunicação da UFPB. As inscrições foram ENCERRADAS no dia 22 de janeiro na DDAC.

Oficina de quadrinhos para crianças, com Igor Tadeu - A oficina abordará os preceitos básicos da construção de uma história em quadrinhos de forma prática e atrativa para as crianças. Igor Tadeu atua desde 2005 como ilustrador, mesmo ano em que começou a produção de tiras e quadrinhos. Com o Coletivo WC, além de webcomics, publicou tiras no Jornal A União e as revistas Sanitário, além de publicar duas revistas solo de forma independente: One Hit Wonders (2012) e Uma História em cada Garrafa (2013), bem recebidas pela crítica
especializada. As inscrições foram ENCERRADAS no dia 22 de janeiro na DDAC.

Serviço: 
Semana do Quadrinho Nacional
Data: 25 a 30 de janeiro
Local: Gibiteca Henfil

Feira de Quadrinhos
Contato pelo e-mail: funesc.quadrinhos@gmail.com
Oficina de fanzine, com Paloma Diniz
Aulas: de 25 a 29 de janeiro, das 15h às 18h
Faixa etária: a partir de 13 anos
Local: Gibiteca Henfil (submezanino 2)
Oficina de quadrinhos para crianças, com Igor Tadeu
Aulas: de 25 a 29 de janeiro, das 10h às 12h
Faixa etária: 8 a 13 anos
Local: Gibiteca Henfil (submezanino 2)

Programação

25/01 – Segunda-feira
10h: Oficina de quadrinhos para crianças, com Igor Tadeu
15h: Oficina de fanzine, com Paloma Diniz
19h: Abertura da exposição em homenagem ao Flama
26/01 – Terça-feira
10h: Oficina de quadrinhos para crianças, com Igor Tadeu
15h: Oficina de fanzine, com Paloma Diniz
30/01 – Sábado – Tarde na Gibiteca
14h às 18h: Feira de Quadrinhos (frente da Gibiteca Henfil)
14h às 16h: Quadrinhos & Ação (frente da Gibiteca Henfil)
16h às 18h: Conversa sobre a História das Histórias em Quadrinhos no Brasil (frente da Gibiteca Henfil)
27/01 – Quarta-feira
10h: Oficina de quadrinhos para crianças, com Igor Tadeu
15h: Oficina de fanzine, com Paloma Diniz
19h: HQ Leituras – Sua HQ favorita
28/01 – Quinta-feira
10h: Oficina de quadrinhos para crianças, com Igor Tadeu
15h: Oficina de fanzine, com Paloma Diniz
29/01 – Sexta-feira
10h: Oficina de quadrinhos para crianças, com Igor Tadeu
15h: Oficina de fanzine, com Paloma Diniz
19h: Estrogênio na Gibiteca
30/01 – Sábado – Tarde na Gibiteca
14h às 18h: Feira de Quadrinhos (frente da Gibiteca Henfil)
14h às 16h: Quadrinhos & Ação (frente da Gibiteca Henfil)
16h às 18h: Conversa sobre a História das Histórias em Quadrinhos no Brasil (frente da Gibiteca Henfil).
 


Via GOVERNO DA PARAÍBA


OBS: Como o evento já tá rolando, é lógico que as inscrições para as oficinas já se encerraram, mas nós já havíamos divulgado essa informação antes por AQUI. (BP)
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...