terça-feira, 19 de janeiro de 2016

REFORÇANDO: Cartunista Brum, da Tribuna do Norte, vence Prêmio Angelo Agostini

 
O chargista e cartunista Brum, da Tribuna do Norte, foi o grande vencedor do 32º Prêmio Angelo Agostini, uma das mais tradicionais premiações de arte sequencial do país. Foi a primeira vez que um profissional que atua no RN venceu o prêmio na categoria Cartunista.
BrumO Menino da Laje 8 garantiu o prêmio Angelo Agostini para o chargista e cartunista Brum, da Tribuna do NorteO Menino da Laje 8 garantiu o prêmio Angelo Agostini para o chargista e cartunista Brum, da Tribuna do Norte.

A premiação veio pela série de cartuns "O Menino da Laje 8", que conta o dia-a-dia do personagem Xulé, um carioquinha que vive no Morro do Estepe Furado.

Criado e organizado pela AQC-ESP (Associação dos Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo), o Preêmio Angelo Agostini vem premiando desde 1985, através de votação popular, grandes artistas nacionais.

Atualmente ele possui as seguintes categorias: Mestre do quadrinho Nacional, Desenhista, Roteirista, Cartunista, Lançamento, Lançamento Independente, Web Quadrinho, Fanzine e Troféu Jaime Cortez, e a entrega do Troféu é sempre realizada no dia 30 de janeiro, data em que é comemorada o dia do Quadrinho Nacional. Grandes nomes já garantiram o seu troféu nestes mais de 30 anos de premiação, nomes como Eugênio Colonenese, Henfil, Jaguar, Ziraldo, Maurício de Sousa, Carlos Zéfiro, Deodato Borges, Moacy Cirne, Nani, Laerte, Deodato Filho, Fernando Gonsales, Spacca, Fabio Moon, Gabriel Bá, Shiko, Mario Cau, Sidney Gusman e outros.

A cerimônia de premiação acontece no Memorial da América Latina, em São Paulo, a partir das 13h.

Confira a lista de premiados da edição 2016 do prêmio:

Melhor Desenhista - DI AMORIM (Steampunk Ladies)
Melhor Roteirista - ALEX MIR (Valkíria/Orixás)
Melhor Cartunista - BRUM (Tribuna do Norte/O Menino da Laje 8/Brummmmm!!!)
Melhor Lançamento- VALKÍRIA - A FONTE DA JUVENTUDE (Alex Mir e Alex Genaro - Ed. Draco)
Melhor Lançamento Independente - NOS BASTIDORES DA BÍBLIA - ÊXODO (Carlos Ruas e Leonardo Maciel)
Melhor Web Quadrinho - NUVENS DE VERÃO (Charles Lindberg e Israel de Oliveira/LAMEN-leialamen.com.br)
Melhor Fanzine - PEIBÊ (Beralto/IFF - Macaé)
Prêmio Jayme Cortez - GIBITECA DE SANTOS
MESTRES DO QUADRINHO NACIONAL - CARLOS PATATI, CHRISTIE QUEIROZ e MARCATTI

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...