sábado, 30 de janeiro de 2016

No AP, casal está junto dentro e fora das histórias em quadrinhos

Israel e Kássia comemoram o Dia do Quadrinho Nacional neste sábado (30).Casal tem uma página em rede social onde divulga e vende a arte.

Casal está junto dentro e fora dos quadrinhos (Foto: Panda Drawing/Divulgação)
Casal está junto dentro e fora dos quadrinhos (Foto: Panda Drawing/Divulgação)
Neste sábado (30) é comemorado em todo o Brasil o Dia do Quadrinho Nacional. No Amapá, o movimento de fãs da 9ª arte ainda é tímido, mas os que fazem aqui são movidos pelo amor. E por falar deste sentimento, um jovem casal vive um romance dentro e fora de histórias em quadrinhos, Israel Guedes e Kássia Campos.

Israel e Kássia se conheceram através do interesse em comum pelos mangás, os quadrinhos japoneses. Israel é desenhista e ilustrador, dentro de suas atividades na área, ele ministra oficinas de desenhos. Foi em uma dessas oficinas que Kássia se aproximou de Israel, ainda como aluna.
“É até meio engraçado, mas na primeira vez que nos vimos não falamos um com o outro. Decidi conversar com ele pelo chat do facebook, e fiquei muito tempo pensando no assunto. Naturalmente começamos a falar sobre desenhos, técnicas e recomendações” contou Kássia Campos.
Israel e Kássia (Foto: Israel Guedes/Arquivo pessoal)Depois de um ano separados, casal está de volta ao
Amapá (Foto: Israel Guedes/Arquivo pessoal)
O interesse por Israel e pelos quadrinhos só aumentaram a partir daí. Kássia se inseriu no AP Quadrinhos, grupo de produção de quadrinhos amapaenses, do qual Israel faz parte.
“Depois da oficina, ela [Kássia], de certa forma, virou minha assistente nos eventos e oficinas que participava” acrescentou Israel Guedes.
Antes mesmo da relação começar para valer, os dois tiveram o primeiro ponto de ruptura quando Israel foi estudar desenho São Paulo, enquanto Kássia também fazia o mesmo indo para Fortaleza.
Depois de um ano afastados, os dois estão de volta ao Amapá e juntos. A parceria nos quadrinhos se transformou em uma página na rede social facebook, onde o casal divulga e aceita encomendas.
"Atualmente faço cartilhas institucionais para outro estado e a Kássia está cursando design. Nossa página no facebook, Panda Drawing, é uma forma de, ao mesmo tempo, divulgar nosso trabalho e gerar alguma renda através da nossa arte", completou Israel.
Casal  (Foto: Panda Drawing/Divulgação)Casal usa dos quadrinhos para fortalecer relação fora dele  (Foto: Panda Drawing/Divulgação)
Data
O Dia do Quadrinho Nacional foi escolhido quando a Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas de São Paulo, em 1984, fez pesquisas na Biblioteca Nacional (RJ), e constatou que o Brasil era pioneiro na publicação dessa linguagem.
Foi descoberto então Ângelo Agostini, um italiano radicado no Brasil, que começou a publicar em 1867 desenhos e charges no "Cabrião", jornal de São Paulo.
Em 1869, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde fazia uma série no semanário "Jornal Vida Fluminense", publicando em 30 de janeiro do mesmo ano a primeira novela gráfica do mundo “As Aventuras de Nhô-Quim - Uma Viagem à Corte". Era uma página dupla a cada semana em uma novela com a história de Nhô-Quim viajando de Minas Gerais para a corte do Rio de Janeiro.
Despois da descoberta, a associação levou toda a documentação adquirida nas pesquisas aos órgãos responsáveis para conseguir que o dia 30 de janeiro entrasse no calendário oficial do Brasil como sendo o Dia do Quadrinho Nacional. Isso aconteceu um ano depois, em 1985.
Via G1 AP

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...