segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Programação do 32º Prêmio Ângelo Agostini

trofeu-angelo-agostini-2
Por Renato Lebeau - IHQ
Prêmio homenageia os destaques do quadrinho nacional do ano de 2015 e reúne profissionais e amantes da arte sequencial para comemorar o Dia do Quadrinho Nacional. No sábado, 30 de janeiro, a partir das 13 horas, os fãs e admiradores das histórias em quadrinhos poderão acompanhar a entrega do 32º Troféu Angelo Agostini, no Memorial da América Latina, Auditório da Biblioteca Latino-americana. Com entrada gratuita, o evento contará com a presença do cartunista paraguaio Roberto Goiriz, convidado especial, vendas de HQs e debates.

Além da premiação para os artistas nacionais que se destacaram em 2015 com votação aberta ao público, o evento marca a abertura da exposição “CHÁKE: Paraguai e Brasil unidos pelo Traço”, que reunirá trabalhos de artistas brasileiros e paraguaios com curadoria de Bira Dantas e de Roberto Goiriz – que contará sobre suas obras que retratam a história do Paraguai e sua trajetória e militância em prol dos quadrinhos no país durante o debate “Brasil e Paraguai unidos pelo traço” (15h).
São onze premiados em oito categorias escolhidos por meio da votação realizada entre profissionais da área, estudiosos, amadores e aficionados pelos quadrinhos nacionais. Este ano, com 1659 votos apurados, os mais votados foram:
trofeu-angelo-agostini-1Melhor Desenhista – DI AMORIM (Steampunk Ladies);
Melhor Roteirista – ALEX MIR (Valkíria/Orixás);
Melhor Cartunista – BRUM (O Menino da Laje 8/Brummmmm!!);
Melhor Lançamento – VALKÍRIA – A FONTE DA JUVENTUDE (Alex Mir e Alex Genaro, Ed. Draco);
Melhor Lançamento Independente – NOS BASTIDORES DA BÍBLIA – ÊXODO (Carlos Ruas e Leonardo Maciel);
Melhor Fanzine – PEIBÊ (Beralto/IFF – Macaé);
Melhor Web Quadrinho – NUVENS DE VERÃO (Charles Lindberg e Israel de Oliveira/LAMEN-leialamen.com.br);
Troféu Jayme Cortez – Gibiteca de Santos;
Troféu Mestres do Quadrinho Nacional – Carlos Patati, Christie Queiroz e Marcatti que homenageiam artistas que tenham se dedicado aos quadrinhos há pelo menos 25 anos.
trofeu-angelo-agostiniProgramação Oficial:
13h – Abertura com a participação de João Batista de Andrade (Presidente do Memorial) e Profa Marília Franco (Gerente do CBEAL-Memorial) – Apresentação de Lidiany Schuede
Abertura da exposição “Brasil-Paraguai – CHÁKE! – Curadoria: Roberto Goiriz e Bira Dantas.
Abertura do Espaço dos Independentes e do stand da COMIX BOOK SHOP
Lançamentos de “Motim à Bordo” e “Zôo City” (SESI-SP) com tarde de autógrafos e caricaturas com o autor Eduardo Vetillo
13h30 – Os 50 anos do 1º Fanzine Brasileiro, por Gonçalo Jr. Apresentação: Gazy Andraus
14h – “Novos caminhos para a HQ infantil” – Por César Cavelagna, Christie Queiroz, Carlos Avalone e Julio Magá com projeção de animações. Mediação: Alexandre Silva
15h – “Brasil e Paraguai unidos pelo traço” – Roberto Goiriz (convidado especial), André Toral e Eduardo Vetillo, conversam sobre suas carreiras e o contexto histórico retratado em suas obras. Mediação: Nobu Chinen
16h30 – In Memoriam (homenagem aos artistas falecidos em 2015)
16h40 – Entrega dos Troféus Angelo Agostini aos melhores de 2015
Comemorado em 30 de janeiro, o “Dia do Quadrinho Nacional” foi criado em homenagem a Angelo Agostini criador da primeira História em Quadrinhos brasileira em arte sequencial e com um personagem fixo, lançada em 30 de janeiro de 1869. Para homenagear a data, a AQC-ESP (Associação dos Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo) criou, em 1984, o Prêmio Angelo Agostini que visa homenagear e premiar os profissionais brasileiros da arte sequencial.
32º Premio Ângelo Agostini
Quando: 30 de janeiro (sábado), das 13h às 18h – Entrada Franca
Memorial da América Latina, Auditório da Biblioteca Latino-americana Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 (ao lado do Metrô Barra Funda).

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...