O
 Programa Apple Distinguished Educators é parte de uma comunidade global
 de líderes educadores reconhecidos por utilizar a tecnologia Apple de 
forma inovadora, dentro e fora da sala de aula. O objetivo do programa é
 reconhecer projetos inovadores que estejam contribuindo para a 
transformação significativa do processo de ensino e aprendizagem, a 
partir do uso da tecnologia Apple.
Por
 meio da junção de dois projetos, o Projeto HqE – Histórias em 
Quadrinhos na Escola e a utilização dos iPads em sala de aula, foi 
possível desenvolver o Projeto HqE – Gramática, Quadrinhos e Tecnologia.
 O primeiro Projeto foi concebido durante a pesquisa de iniciação 
científica de Márcio Garcia, estagiário de Pedagogia da PUCPR e 
idealizador do Projeto HqE, no curso de Pedagogia, e a parte prática 
surgiu após algumas aulas de substituições no TECPUC, onde ele pôde 
verificar a dificuldade dos alunos em realizar algumas atividades de 
interpretação de texto e de tiras de jornal. 
Quanto
 ao uso dos iPads, difundido pela professora de Português, Carla 
Viccini, a escolha foi feita para dinamizar o trabalho proposto aos 
alunos — criar tiras ou histórias em quadrinhos sobre verbos. 
Primeiramente, eles usaram os iPads para pesquisar sobre o tema, 
consultar a conjugação verbal e para assistir vídeos com dicas de 
quadrinistas profissionais. 
Depois,
 os alunos que não se sentiram seguros para desenhar, ou que queriam 
usar outras alternativas, puderam produzir seus trabalhos com 
aplicativos, usando fotos e desenhos. Essa ideia surgiu para dinamizar 
as aulas, torná-las mais interessantes, animar os alunos e, 
principalmente, para que eles aliassem a teoria com a prática, 
aproximando-se de situações reais de uso da língua da portuguesa. Para 
Márcio, “trabalhar uma atividade diferenciada (HQs e iPads) fez com que 
os alunos se tornassem protagonistas das atividades, já que todo o 
trabalho foi deles, desde a pesquisa até a produção das tiras dos 
quadrinhos, em conjunto com a pró-atividade e o trabalho em equipe”.
Após
 a utilização dos iPads nas salas de aulas, assim como as atividades de 
desenvolvimento das histórias em quadrinhos, os alunos puderam 
demonstrar criatividade, irreverência e cooperação com outros colegas. 
“A conquista nessa primeira fase nos surpreendeu muito. É realmente 
muito importante, pois além de indicar que estamos no caminho certo, 
aliando tecnologia e educação, nos motiva a criar e pesquisar novas 
alternativas para a sala de aula”, completa Carla.
Retirado do GRUPO MARISTA
Via Gibiteca.com 
Nenhum comentário:
Postar um comentário