O
Programa Apple Distinguished Educators é parte de uma comunidade global
de líderes educadores reconhecidos por utilizar a tecnologia Apple de
forma inovadora, dentro e fora da sala de aula. O objetivo do programa é
reconhecer projetos inovadores que estejam contribuindo para a
transformação significativa do processo de ensino e aprendizagem, a
partir do uso da tecnologia Apple.
Por
meio da junção de dois projetos, o Projeto HqE – Histórias em
Quadrinhos na Escola e a utilização dos iPads em sala de aula, foi
possível desenvolver o Projeto HqE – Gramática, Quadrinhos e Tecnologia.
O primeiro Projeto foi concebido durante a pesquisa de iniciação
científica de Márcio Garcia, estagiário de Pedagogia da PUCPR e
idealizador do Projeto HqE, no curso de Pedagogia, e a parte prática
surgiu após algumas aulas de substituições no TECPUC, onde ele pôde
verificar a dificuldade dos alunos em realizar algumas atividades de
interpretação de texto e de tiras de jornal.
Quanto
ao uso dos iPads, difundido pela professora de Português, Carla
Viccini, a escolha foi feita para dinamizar o trabalho proposto aos
alunos — criar tiras ou histórias em quadrinhos sobre verbos.
Primeiramente, eles usaram os iPads para pesquisar sobre o tema,
consultar a conjugação verbal e para assistir vídeos com dicas de
quadrinistas profissionais.
Depois,
os alunos que não se sentiram seguros para desenhar, ou que queriam
usar outras alternativas, puderam produzir seus trabalhos com
aplicativos, usando fotos e desenhos. Essa ideia surgiu para dinamizar
as aulas, torná-las mais interessantes, animar os alunos e,
principalmente, para que eles aliassem a teoria com a prática,
aproximando-se de situações reais de uso da língua da portuguesa. Para
Márcio, “trabalhar uma atividade diferenciada (HQs e iPads) fez com que
os alunos se tornassem protagonistas das atividades, já que todo o
trabalho foi deles, desde a pesquisa até a produção das tiras dos
quadrinhos, em conjunto com a pró-atividade e o trabalho em equipe”.
Após
a utilização dos iPads nas salas de aulas, assim como as atividades de
desenvolvimento das histórias em quadrinhos, os alunos puderam
demonstrar criatividade, irreverência e cooperação com outros colegas.
“A conquista nessa primeira fase nos surpreendeu muito. É realmente
muito importante, pois além de indicar que estamos no caminho certo,
aliando tecnologia e educação, nos motiva a criar e pesquisar novas
alternativas para a sala de aula”, completa Carla.
Retirado do GRUPO MARISTA
Via Gibiteca.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário