Humor Gráfico e Arte
A República dos Quadrinhos, de Natal, tem se notabilizado pela produção e divulgação dos quadrinhos nacionais e por agrupar artistas de todo o país. Além de eventos, como exposições e debates, a RQ vem lançando uma série de publicações eletrônicas, seja com experimentos em quadrinhos, como Origami , de Marcos Ronin eCarcará , de Beto Potyguara, seja com textos acadêmicos, contribuindo para a disseminação do conhecimento.
Neste quesito, foi disponibilizado no blog da República dos Quadrinhos ( http://rquadrinhos.blogspot.com/ ) o livro eletrônicoHumor Gráfico: algo para ser levado a sério , de Antoni Wroblewski. A monografia foi produzida como trabalho de conclusão do Curso de Educação Artística, habilitação em Artes Plásticas, na Universidade Federal do Paraná, UFPR, cuja edição eletrônica e a capa ficaram sob a responsabilidade de Roberto Lima, ou Beto Potyguara.
O trabalho dedica-se a investigar as origens do termo humor gráfico, procurando ver as aproximações, ou não, do que se entende por Belas Artes. A questão levantada é se seria a produção do humor gráfico uma prática artística ou qualquer outra coisa que não arte.
O livro eletrônico está disponibilizado gratuitamente e pode ser baixado no blog da República dos Quadrinhos, ou diretamente aqui: Humor Gráfico
Humor Gráfico: algo para ser levado a sério
Antoni Wroblewski
Natal: República dos Quadrinhos, 2011. 80p.
Antoni Wroblewski
Natal: República dos Quadrinhos, 2011. 80p.
Por Henrique Magalhães
Nenhum comentário:
Postar um comentário