quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Dossiê: Vilões de Batman

Por Garotas Nerds

Desde 1939, na revista Detective Comics #27, o Homem-Morcego já enfrentava alguns dos mais famosos vilões das Comics. Mesmo que o próprio Batman seja o culpado da existência de alguns deles. Insanos, cruéis e levemente mal vestidos, a Galeria de Antagonistas de Bruce Wayne já é parte da cultura pop. E, aproveitando a onda que Arkham City está trazendo, está na hora de você conhecer alguns dos vilões mais malvados de todos os tempos.
ESSAS INFORMAÇÕES SÃO REFERENTES A VELHA DC, NA NOVA ALGUNS DESSES FATOS PODEM TER MUDADO OU IRÃO MUDAR.
CORINGA

O antagonista de Batman. Insano e completamente cruel, o Coringa só quer uma coisa: o caos. E claro, provocar emoções fortes no Morcegão. Responsável por várias das maiores atrocidades da DC, como fazer a Batgirl ficar paraplégica ou matar o segundo Robin, Jason Todd. Surgiu na Batman #1 (criado por Jerry Robinson) em 1940, e diferente da maioria de personagens das HQs, sua origem demorou para ser contada. Apenas muito tempo depois descobrimos que ele era o Capuz Vermelho, um criminoso que acabou caindo em substâncias químicas. O resto da sua história é um mistério, sendo a mais popular das suas origens a contada na revista “A piada Mortal”, mesmo que ela não seja 100% confirmada.
O Coringa possui resistência a dor, ao medo (visto que ele não entende o que isso é) e a produtos químicos, graças a sua grande exposição a eles. Isso faz com que os gases do Espantalho e os venenos da Hera Venenosa não o atinjam. Ele parece gostar de dor, e saber que é um personagem de quadrinhos (ele quebra a quarta barreira várias vezes). Ele é um ótimo inventor e químico. Seus músculos faciais são paralisados em uma eterna risada, além de que seu cabelo é realmente verde, e se rosto não tem maquiagem, aquela é a pele dele mesmo.
PINGUIM
Surgiu na Detective Comics #58, em 1941. Oswald Chesterfield Cobblepot era um menino de uma boa família que sofria bullying no colégio, graças a sua aparência estranha. Entre os muitos apelidos que recebeu de seus colegas estava seu futuro nome, Pinguim. Ele cresceu e usou a fortuna da família para montar um clube da alta sociedade, o Iceberg, onde a mafia se encontra. Em suas primeiras aparições, ele era um assassino sanguinário, mas suas atividades criminosas mudaram durante os anos, e ele se tornou um mafioso. Apesar de cometer alguns delitos, Batman tolera suas atividades criminosas já que o Pinguim acaba sendo uma fonte de informações sobre o submundo de Gotham.
Diferente da maioria dos vilões do Homem Morcego, Pinguim é um cavalheiro, sendo polido e são. E seu guarda-chuva? Quando ele era criança, sua mãe o fazia sempre sair com um, pois seu pai morreu de pneumonia e ela tinha medo que isso pudesse acontecer com seu filho.
ESPANTALHO
Surgiu na World’s Finest Comics em 1941. Jonathan Crane era um professor de psicologia, que foi despedido por ter disparado uma arma na sala de aula, ao ensinar a psicologia do medo. Quando criança, ele morava com sua avó, uma fanática religiosa que o trancava na igreja, com uma substância que atraia os pássaros para ele. Na escola, sua vida não era melhor, pois tinha problema com seus colegas. Quando ele se apaixonou por Sherry Squires, ela já namorava Bo Griggs. Mas ela aceitou ir com Crane ao baile, apenas para pregar uma peça nele junto com o namorado. Como vingança, Crane acabou por faze-los sofrer um acidente de carro, e também descobriu que gostava de por medo nas pessoas.
O Mestre do Medo gosta de ver a reação das pessoas a esse sentimento, e foi ficando mais insano com o passar do tempo, sendo que gosta da Batman pois ele é o único que o faz sentir isso. Ele também foi o mentor de Thomas Elliot, o Silêncio.
DUAS-CARAS
Primeira aparição na Detective Comics #66, em 1942. Harvey Dent teve uma infância pobre, com um pai abusivo que costumava jogar uma moeda para decidir se ia espancar o filho. Isso fez com que Harvey crescesse com problemas psicológicos, incluindo personalidade bipolar e esquizofrenia. Mas ele conseguiu se tornar advogado e mais tarde, promotor de Gotham. Ele virou aliado de Batman e Gordon, na luta contra o crime, em especial predendo o chefe do crime organizado Maroni, que jurou vingança. Em uma visita ao seu pai, ele encontrou a moeda, e começou a ficar perturbado novamente. Após Maroni jogar o ácido que destruiu metade de sua face e da sua moeda, tudo que havia de ruim nele voltou a tona.
Essa é a origem atual do Duas Caras. Existem as anteriores, que também são bastante conhecidas, mas foram deixadas de lado. Ele possui uma obsessão pela dualidade. E dupla personalidade: Harvey Dent e Duas-Caras são duas pessoas diferentes no mesmo corpo, sendo assim, ele não é totalmente mau. Tudo isso depende da moeda. Se uma cai do lado que foi corroído pelo ácido, ele é o Duas-Caras. Se ela cai do outro, ele demonstra compaixão pelas suas vitimas. Só que, as vezes elas se misturam. Complicado, não?
CHARADA
Outro vilão obsessivo do Homem-Morcego. Seu nome verdadeiro é Edward Nashton, que também tinha um pai abusivo. Desde pequeno, o inteligente Edward gostava de quebra-cabeças e charadas, estudando para um concurso de charadas que iria acontecer na escola. Quando o ganhou, ele continuou praticando, até que qualquer desafio foi relativamente fácil para ele. Seu pai batia nele por acreditar que ele estava trapaceando nesses concursos ou para manter o filho “na linha”. Isso fez com que o Charada tivesse problemas em mentir, e também o fez se tornar o vilão que é. Quando ficou mais velho, ele começou a trabalhar em feiras, enganando as pessoas. Mas isso não era o suficiente, ele precisava de um desafio maior. Ele precisava do Batman.
O Charada apareceu na Detective Comics #140, de 1948. Ele é insano, obsessivo compulsivo por charadas, e não consegue mentir suas verdadeiras intenções. Em muitas das histórias do Batman, falam que seu nome verdadeiro é Edward Nigma, ou Edward E. Nigma, mas já foi dito que esse nome é falso, e que o verdadeiro é Edward Nashton. Ele é um dos poucos vilões que sabem a verdadeira identidade do Batman, porém ele não revela pois qual a graça de uma charada se todos souberem a resposta?
HERA VENENOSA
Na nova DC, ela não é vilã, mas faz parte das Aves de Rapina. Na velha DC, Pamela Isley era uma botânica especializada em bioquímica, até que o Dr. Jason Woodrue (ou Homem Florônico) fizesse experimentos nela. Desde então, ela ganhou todos os poderes dela, fazendo com que nenhum homem possa resistir a ela. Ela é uma grande defensora nas plantas, chegando a matar por suas causas, o que a torna uma Ecoterrorista. Foi criada em 1966, na Batman #181. Sua relação com o Batman é confusa, sendo que algumas vezes ela diz que o ama, algumas vezes ela apenas ajuda e em outras, ela causa problemas. Típico das mulheres de Gotham.
RA'S AL GHUL
Surgiu na Batman #232 de 1971. Tem 700 anos de idade, nascido em uma tribo de nomades dos desertos da Arábia. Desde jovem era fascinado por ciências, mas por estar em uma tribo, não podia estudar direito. Isso o fez se mudar para a cidade, onde acabou por se tornar físico. Mais tarde se casou com o amor de sua vida, Sora. Então, uma coisa mudou a vida de Ras: ele encontrou um dos poços que o fariam viver por tantos anos, os poços de Lázaro. Quando um príncipe estava morrendo, Ra’s foi chamado para ajudar. Sem saber que o na verdade o príncipe era um sádico, Ra’s o colocou no poço, fazendo com que ele emergisse insano. Ele estrangulou Sora. O rei o culpou pelo que ocorreu com o filho e o sentenciou a ficar preso com o corpo de sua esposa. Quando saiu, Ra’s era um novo homem.
Ele é lider da Liga das Sombras. É pai de Talia, um dos grandes amores da vida de Bruce Wayne (eles chegaram a ser casados) e, obviamente, avô de Damian. É pai de mais dois filhos, Dusan e Nyssa Raatko. Um ecoterrorista perigoso, que acredita que a humanidade estragou o mundo, e por isso precisa ser destruída. Mas Ra’s gosta de Bruce, e o considera o único que merece ficar com sua filha.
BANE
O responsável por uma das mais famosas sagas do Batman, a Queda do Morcego (é conhecido como “O Homem que Quebrou o Morcego” por causa disso). A vida de Bane não poderia ter sido pior. Antes mesmo de nascer, ele foi acusado pelos crimes de seu pai Edmund Dorrence (ou Rei Cobra), que ele nunca conheceu. Passou sua infância e adolescência dentro do presídio Pena Duro. Para Bane, a sobrevivência era a única lei, chegando a matar aos 8 anos da idade. Quando pequeno, sempre carregava um ursinho chamado Osito, a quem considerava seu único amigo e que possuía um buraco na parte de trás onde ele escondia uma faca para se defender. Percebendo sua resistência, os guardas do presídio decidiram que ele iria testar uma nova droga, o Veneno. Ele sobreviveu a ela, mas precisa toma-la a cada 12 horas, ou sofre pesados efeitos colaterais.
Bane é muito inteligente e um grande estrategista, o que, junto com o Veneno, o tornam um dos mais perigosos inimigos de Batman. Além de ter descoberto a identidade do Batman, ele já foi mercenário, agente do governo e ditador. Apesar de ser um gênio, suas habilidades emocionais não se desenvolveram bem, sendo muito parecidas com as de uma criança. Isso o torna um dos personagens mais interessantes da galeria de vilões de Gotham. Apareceu em Batman: A Vingança do Bane #1, em 1993.
HUGO STRANGE
Pouco se sabe da origem de Hugo. Mas ele é um professor extremamente insano e perigoso, e seu propósito é destruir o Batman. Um dos vilões que conhecem a identidade secreta do herói. Ele conhece as áreas de psiquiatria e psicologia, além de genética. Ele criou mutantes muito fortes que usa contra Batman. Apareceu na Detective Comics #36, em 1940.
SR. FRIO
Uma das grandes diferenças de Victor Fries e os outros vilões de Batman é que ele não é insano, seus planos geralmente são ponderados e movidos pelo amor. Isso faz com que ele raramente trabalhe com os outros malucos de Gotham. Desde pequeno, Victor era fascinado por congelar animais, uma forma de escapar de seu pai controlador. Mas seus pais, achando esse hobby estranho, o enviaram para um colégio interno. Lá, sofrendo por não ter amigos, ele conheceu Nora, com quem se casou mais tarde. A vida era muito boa para ele, um talentoso cientista que estudava criogenia, casado com o amor de sua vida. Até que o destino lhe pregou uma peça: Nora adquiriu uma doença sem cura. Fries utilizou os equipamentos da empresa que trabalhava, a Ferris Boyle, para deixar Nora em estado criônico, até que encontrasse a cura. Mas o dono da empresa descobriu e planejou matar Victor. Esse ataque fez com que Senhor Frio jamais pudesse ficar em temperaturas acima de 0.
Victor criou a roupa movida a cristais que o mantém sempre frio, e suas famosas armas que congelam. Apareceu na Batman #121 em 1959, como Mister Zero. O nome Senhor Frio foi popularizado na série de tv de 1960 do Batman.
Não sei se podemos considerar ela vilã, mas com certeza ela é importante. A origem da personagem já mudou inúmeras vezes, mas o que se sabe é que Selina Kyle teve uma infância complicada, com sua mãe cometendo suicídio e seu violento pai morrendo não muito depois. Quando jovem, foi separada de sua irmã, Magdalena, e acabou em uma instituto para garotas deliquentes. Foi lá que ela optou por tentar a chance nas ruas de Gotham.
Por causa das suas habilidades esportivas, ela é uma grande ginasta. Para sobreviver, aprendeu artes marciais e treinou com o próprio Ted Grant, o herói da Sociedade da Justiça chamado Pantera. Selina sempre foi uma grande ladra, passando despercebida por bastante tempo, até que ela viu o Batman agir, e resolveu fazer sua própria fantasia. Em algumas versões de sua história, ela já foi prostituta, mas como isso não é sempre incluído, deixamos para a nova DC resolver.
Selina tem seu próprio código moral, que inclui não matar. Ela fez com que o Batman, que sempre enxergou o mundo em bons ou maus, visse as coisas de outra forma. O próprio Batman contou para ela quem era, por isso ela está incluída nos vilões que sabem quem é o herói. Ela também tem uma filha, Helena, que não é filha do Bruce Wayne, pasmem. Ela fez sua estréia da Batman #1, de 1940.
ARLEQUINA
A história de Harleen Quinzel começa com uma mãe dura, um pai preso por assassinato e um irmão maluco. Quinzel decidiu estudar psiquiatria para entender o motivo de seu pai ter feito o que fez. Foi uma aluna brilhante, e pediu para fazer residência no Asilo Arkham. Ela achava que poderia entender o Coringa. Lá, Harleen conseguiu entrevistas com o famoso vilão, e logo se apaixonou por ele. Eles conversavam sobre o passado, e ele parecia compreender o que a médica sentia, até que ela o ajudou a fugir. Desde então anda com o Coringa, fazendo coisas que ele não pode fazer. Claro que a moça descobriu que tudo que o Palhaço do Crime disse nas entrevistas era mentira, e que ele fazia isso para que ela o soltasse de lá, mas mesmo assim, Harleen sempre volta para o homem que ama.
O relacionamento dos dois é abusivo, com o Coringa arriscando a vida da Arlequina inúmeras vezes, sem se importar. Mas Harleen sempre o perdoa. Uma das coisas mais interessantes sobre ela é que a personagem foi lançada nos desenhos do Batman: The Animated Series e depois adaptada para os quadrinhos com sucesso. Sua primeira aparição nas Comics foi na The Batman Adventures 12, chamada de Batgirl – year one, em 1993.
CHAPELEIRO LOUCO
Existem diversos vilões da DC que são baseados em personagens de “Alice no País das Maravilhas”, especialmente entre a galeria dos vilões do Batman. Jervis Tetch nunca teve amigos devido a sua aparência, e tinha uma obsessão pelo personagens do livro de Lewis Carolls. Já adulto, se tornou um neurocientista da Wayne Entreprises, onde inventou um dispositivo que controla mentes. Jervis vivia na casa da Senhora Ella Littleton, que tinha uma filha, Connie. A mocinha ficou grávida, e para esconder da sua mãe, falou que havia sido estuprada por um dos meninos do time de baseball. A Senhora Ella pediu para que Jervis cuidasse disso. Ele usou seu dispositivo para que o capitão do time matasse a todos com uma bomba. Começava a vida de crimes do Chapeleiro Louco.
Fez sua estréia da Batman #49 de 1948. É psicótico e obsessivo-compulsivo, além de ser muito baixo. Como muitos personagens do Batman atualmente, ele foi ficando cada vez mais assustador.
CROCODILO
Surgiu em 1983,  na Detective Comics #525. Waylon Jones nasceu com essa estranha condição, mais parecendo um crocodilo que um humano. Foi abandonado pelos pais e criado pela tia, que nem de longe  criou um lar ideal para o rapaz. Sofria bullying no colégio por sua aparência, e foi para um reformatório ao tentar matar um dos meninos que o irritavam. Quando saiu de lá, foi lutar em arenas como Crocodilo. Mas percebeu que o crime dava muito mais dinheiro, então foi Gotham tentar a sorte.
Além da pele, ele também tem super força, e outras habilidades de crocodilos. Mas sua inteligência é pouca, se comparada com humanos normais. Ele é considerado um sociopata.
SR. ZSASZ
Apareceu na Batman: Shadow of the Bat #1, em 1992. A vida de Victor Zsasz era muito boa, dono de uma famosa empresa, vindo de uma família rica. Aos 25 anos, seus pais morreram, e Victor não conseguiu evitar a depressão. Começou a jogar, abandonou suas Companhias, e perdeu grandes quantias de dinheiro. Um dia, apostou tudo o que estava em seu nome em um jogo contra o Pinguim e perdeu. Quando foi cometer suicídio na Ponte de Gotham, um mendigo surgiu com uma faca e tentou roubar o que ele tinha. Victor cometeu seu primeiro assassinato ali, esfaqueando o homem até a morte e o liberando de sua “existência sem sentido”.
Zsasz é um serial killer, que marca seu próprio corpo com o número de vítimas que matou. Ele sempre diz que está salvando as pessoas que mata, a quem chama de zumbis. Suas vítimas são geralmente mulheres jovens, mas ele matou já todo tipo de pessoa.
VENTRÍLOCO E SCARFACE
Primeira aparição na Detective Comics #583, em 1988. Tudo começa na Prisão Blackgate, onde um homem chamado Donnegan, que foi sentenciado a morte, começou a aprender ventriloquismo. Quando achou um pedaço de madeira, ele criou seu boneco, e o chamou de Woody. Anos se passaram, até que ele recebeu um companheiro de cela, Arnold Wesker, que em um ataque de raiva, matou um homem em um bar. Wesker era um homem quieto, oriundo de uma família de mafiosos, que criou um transtorno de personalidade multipla ao ver sua mãe ser assassinada por uma família rival.
Donnegan disse que Wesker jamais deveria tocar no boneco. Quando Wesker resolveu tentar suicídio, Woody começou a falar com ele. Donnegan estava adormecido, mas o boneco parecia falar sozinho. Woody contou que Donnegan tinha um túnel para fuga, por onde os dois poderiam fugir. Quando Donnegan acordou, ele bateu em Wesker, e também quebrou o boneco, dando a ele uma “cicatriz”. Mas é claro que no final, Wesker e Woody fugiram, após matarem Donnegan. O boneco resolveu que queria um nome melhor, e escolheu Scarface.
Existe uma dúvida se Scarface realmente está vivo, ou é apenas o transtorno de Wesker. Uma das coisas que ajuda essa teoria, é o fato de que, mesmo mudando de dono, Scarface mantém sempre a mesma personalidade, além de já ter “agido sozinho”. Ele é obviamente baseado em Al Capone, agindo e falando como os mafiosos da época da Lei Seca nos EUA. Apesar de ser um dos gângsters mais famosos  de Gotham, ele não é incluído nas máfias da cidade do Batman. Ele também já teve uma dona, Peyton Riley, a quem ele chama de Docinho.
AS FAMÍLIAS GANGSTERS
Gotham não seria uma cidade perigosa se não houvesse os criminosos organizados. E claro, existem as famílias que controlam o crime. Todos os países que possuem máfias famosas tem representantes em Gotham, um prato cheio para os fãs de gangsters. São elas:
  • Cosa Nostra (Sicilianos): Primeiro liderada pelos Bertinelli, Depois Tomasso e Galante.
    • Família Beretti  - Liderados por Angelo Beretti.
    • Família Bertinelli  - Uma das mais famosas famílias de Gotham.
    • Família Cassamento  - Liderada por Santo Cassamento.
    • Família Galante  - Controla o leste de Gotham.
    • Família Inzerillo – liderada por Enrico Inzerillo.
    • Família Panessa - por Tomaso Panessa.
  • Família Dimitrov (russos) - Comandada por Yuri Dimitrov, que parece estar sempre em Guerra com os Maroni.
  • Família Falcone (Italianos) - Comandados por Carmine “The Roman” Falcone, que dominava o crime em Gotham antes dos máscarados chegarem. Foi assassinado por Duas Caras, e sua filha Sofia Gigante assumiu. Quando ela morreu, a família perdeu grande parte de suas posses. Depois de muito tempo no limbo, Mario Falcone, o último dos filhos vivos, resolveu assumir o lugar da família do crime de Gotham.
  • Família Ibanescu  (Romenos) - Liderados por Dragos Ibanescu, não são muito grandes, mas estão envolvidos com lutas de animais, tráfico humano e prostituição. Operam do lado leste.
  • Família Maroni - Liderados por Luigi “Big Lou” Maroni e depois por seu filho, Sal Maroni. Foi responsável por quem o Duas Caras é hoje, e foi morto na cadeia pelo Assassino do Feriado.
  • Império de Moxon - do Lew Moxon, um vasto império do crime até sua morte.
  • Odessa Mob (Ucranianos) - Vendedores de armas, primeiramente liderados por Vasily Kosov e depois Alexandra Kosov.
  • Família Riley (Irlandeses) - A família de Peyton Riley, a segunda Ventriloquista. O líder era Sean Riley,  morto talvez por Johnny Sabatino.
  • Família Sabatino (Italianos) - A primeira família criminosa de Gotham. Johnny Sabatino casou com Peyton Riley como sinal de paz entre italianos e irlandeses. Mas o casamento era sem amor, e ele tentou assassina-la. Peyton, depois que encontrou Scarface, voltou para vingança, mas os dois caíram na água e nunca mais foram vistos.
  • Yakuza: A Yakuza de Gotham é liderada por Akahara.
SILÊNCIO
Thomas Elliot, um menino rico, era um amigo de infância de Bruce Wayne, que parecia sempre ganhar do futuro Batman em jogos de estratégia. Quando os Wayne morreram, Elliot ficou com inveja de Bruce, pois ele agora era dono de toda a fortuna da família. Elliot planejou matar seus pais para ter o mesmo destino, mas isso não aconteceu: sua mãe sobreviveu ao acidente de carro. Por isso, ele planejou acabar com Bruce Wayne. Assim como Thomas Wayne, ele se tornou médico, e também começou a trabalhar como Silêncio, ao lado do Charada.
É dono de uma inteligência poderosa e de uma grande fortuna. Além de um neurocirurgião brilhante, ele é um cirurgião plástico de dar inveja a Ivo Pitanguy, pois reconstruiu o rosto do Duas Caras (em uma das inúmeras vezes que isso aconteceu). Surgiu na Batman #609, de 2003, num arco chamado Silêncio, o primeiro arco de histórias do Batman que li na vida <333333.
MÁSCARA NEGRA
Outro dos grandes chefes de crime organizado de Gotham. O primeiro Máscara Negra foi Roman Sionis, filho de uma família da Alta Sociedade de Gotham. Quando nasceu, o médico o deixou cair de cabeça, fato que seus pais encobriram. Mais tarde, ele foi atacado por um guaxinim, outra coisa que seus pais fingiram não acontecer. Os Sionis estavam mais ocupados tentando parecer boas pessoas que com seu filho, verbalmente abusando do menino, e tentando manter as aparências para serem amigos dos Wayne. O próprio Roman foi obrigado a ser colega de Bruce, quando criança.
Ao crescer, assumiu uma posição na empresa da família, onde conheceu e se apaixonou por Circe, uma secretária. Seus pais desaprovaram o romance, e ele queimou a casa com os mais dentro. Agora era dono da fortuna, das empresas e noivo de Circe. Um dia, ela terminou com ele em frente de todos da empresa, deixando-o humilhado. E a Wayne Entreprise se ofereceu para comprar a companhia dos Sionis, que não ia muito bem. Com raiva, ele aceitou, porém foi até o túmulo do pai, onde acabou quebrando a lápide, que viria a dar origem a sua máscara.
Acontece que Roman tem um talento natural para o crime, então foi fácil para ele seguir esse caminho. Ele apareceu na Batman #$386, de 1985. O segundo Máscara Negra foi Jeremiah Arkham, o dono do próprio Asilo.
Obs: Caraca!Trabalho do caramba! Que pesquisa, hem, Thabata Borine? E ainda tem gente que acha que mulher não entende de quadrinhos... bem, as "Garotas Ners" conhecem e muito! A listagem ainda contiua... Parabéns pelo trabalho e pela contribuição ao resgate e registro da memória gráfica dos quadrinhos de super-herois!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...