segunda-feira, 18 de julho de 2011

Curitiba recebe Convenção Internacional de Quadrinhos

Por Jornale

Gibicon acontecerá de 15 a 17 de julho em vários espaços culturais

Curitiba recebe de 15 a 17 de julho a Gibicon n°0 – Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba – evento inédito no sul do país. Para estes três dias estão programadas palestras, oficinas, lançamentos de livros, sessões de autógrafos e exposições com a presença de artistas gráficos do Brasil, Argentina, Itália, França e Alemanha. Todas as atividades são gratuitas e acontecerão no Memorial da Curitiba, Solar do Barão, Sesc Paço da Liberdade, Instituto Goethe, Aliança Francesa, Instituto Cervantes e Joker’s Pub.

No dia 14 ocorre o pré Gibicon, no Instituto Goethe, com a abertura da exposição Die Evolution in Bilden (A evolução em imagens), e a presença de Jens Harder, conhecido por sua inovação na linguagem dos quadrinhos e premiado em Angoulême 2010 pelo HQ Alpha. A festa de abertura da Gibicon será no dia 15, a partir das 21 horas, no Joker’s, onde também será aberta a exposição do desenhista brasileiro Joe Bennett, que fará uma sessão de autógrafos.

Entre os destaques da Gibicon nº0 estão os quadrinistas internacionais Fabio Civitelli, Hervé Bourhis, Lucio Filippucci e Salvador Sanz. Vinte dos principais autores brasileiros estarão presentes, entre eles Lourenço Mutarelli, Fábio Moon e Gabriel Bá. Há também espaço de destaque para Seto – o Samurai de Curitiba, e os quadrinhos curitibanos.

A Gibicon é uma prévia das comemorações dos 30 anos da Gibiteca de Curitiba, que acontecerá em 2012. “Os artistas presentes na edição zero da Gibicon farão uma amostra do que planejamos para o ano que vem. Agora será uma convenção curta que fará de Curitiba a capital mundial dos quadrinhos. Buscamos valorizar os artistas locais ao mesmo tempo que programamos trazer os internacionais, promovendo o intercâmbio profissional e intelectual”, disse o coordenador e curador artístico do evento, José Aguiar. 

A curadoria da Gibicon fez também parceria com o Festival Internacional de Quadrinhos de Roma - Romics. O diretor do Festival de Roma, Luca Raffaelli, estará em Curitiba para falar do mercado europeu de quadrinhos e, especificamente, dos quadrinhos italianos, junto com Tommaso D’Alessandro, que é agente de quadrinhos e estará olhando  portfólios para revelar novos talentos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...