terça-feira, 8 de novembro de 2011

UNIVERSO HQ divulga 3 de nossos lançamentos no FIQ no dia de hoje!!

Por Samir Naliato   Siga Samir Naliato no Twitter   | 08-11-2011
Os Notáveis e Outras Historias
Neste ano, a República dos Quadrinhos promoverá vários lançamentos no FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte, no período de 9 a 13 de novembro. Serão quatro novos títulos, além de outros oito obras de membros e parceiros do coletivo.
A edição Os Notáveis e Outras Histórias foi feita pelos autores Beto Potyguara, Wanderline, Wolclenes e Wagner Freitas. São três histórias, sendo duas delas sobre a história de municípios do Rio Grande do Norte e a principal, que empresta o nome ao título da revista.
Na trama de Os Notáveis - 1930, Luís Carlos Prestes é capturado em seu refúgio no exterior e trazido de volta ao Brasil. Mas, para sua surpresa, ele não foi preso nem levado a julgamento pelas forças governistas e, sim, levado a conhecer uma confraria secreta que se diz responsável pela cruzada de defender os interesses do País, assegurando a paz e a manutenção da ordem vigente.
Estando acima do Estado e sem que suas ações sequer sejam percebidas pelos gestores da nação, eles se consideram acima do bem e do mal e são os verdadeiros escribas de nossa história.
Para salvaguardar a nação de quaisquer tipos de ameaças, foi criada uma guarda nacional sigilosa e invisível, composta por Rui Barbosa, Oswaldo Cruz, Santos Dumont, Antônio Conselheiro, Rondon, Zumbi, Lampião e Carmem Miranda, sendo Prestes o último integrante - e será exatamente por seus olhos que a série será apresentada: todos estão ali por uma razão e, sem exceção, possuem "pecados" a resgatar.
No final da história, além de um epílogo, há uma lista de referências entre o que é verídico e o que é ficcional na trama.
Já a revista Carcará, Cabra Pió Num Há (32 páginas, R$ 5,00) ganhará uma segunda impressão exclusiva para o FIQ. O quadrinho é cordelizado, com rima e métrica poética e um traço com características de xilogravura. A HQ é um trabalho experimental que foi lançado inicialmente em 2010 para a internet, fato que lhe rendeu uma indicação ao 27º Angelo Agostini na categoria de melhor publicação independente.
A obra traz duas histórias. A primeira é a narrativa de um improvável duelo entre Carcará (o satanás potiguar) e Lampião (o "d'jabo" pernambucano), feita por dois violeiros em algum ponto do sertão nordestino. Na segunda, uma versão alegórica de como o Saci veio a perder a sua perna ao deparar-se com o cangaceiro Carcará.
Para conferir todas as novidades, os visitantes do FIQ devem passar pelo Stand 4 da República dos Quadrinhos.
Carcará, Cabra Pió Num Há
Por Samir Naliato   Siga Samir Naliato no Twitter   | 08-11-2011
O livro Elementos do estilo mangá, de João Henrique Lopes de Souza, ganhará uma versão ampliada em inglês.
A obra se chamará Elements of Manga Style e apresentará duas novas técnicas de desenho e um apêndice mostrando as diferenças no estilo dos mangakás ao longo dos anos. O lançamento acontecerá no FIQ - Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte.
A versão do livro em português também estará à venda durante o evento.
O conteúdo é uma busca da essência do estilo, daquilo que faz com que um desenho seja um mangá. É uma análise etimológica de mangá, o que ajuda a desfazer muitos mal-entendidos sobre essa palavra.
Elements of Manga Style

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...