sábado, 9 de junho de 2012

PREPARE-SE PARA A EDIÇÃO DE 2012 DO FORPG! – FORTALEZA RPG!

Por Jovem Nerd


FORPG! é um grande encontro, promovido pelo grupo fortalezense Vila do RPG, que pretende proporcionar ao público dois dias de muita diversão onde, além de poder jogar diversos RPGs, Jogos de Tabuleiro e Cardgames, o público pode assistir diversas palestras, aprender com várias oficinas e discutir e vivenciar situações nas mesas redondas, recheadas de participantes que são pra lá de atuantes em suas áreas, e estarão presentes com o propósito de socializar suas vivências e opiniões.
Seguindo o exemplo do ano passado, onde o evento se consolidou como um dos maiores do Brasil relacionado aos jogos de interpretação de personagens e literatura fantástica, este ano teremos ainda mais atrações e oferta de atividades!
Confira a seguir tudo o que estará ocorrendo durante os dois dias (06 e 07 de Julho) e venha se divertir conosco inteiramente de graça e ainda concorra a super brindes!

  • Mesas de RPG
    Duração: de 10h às 19h (sexta e sábado)
    Local: Salão de Entrada
    Durante os dois dias de evento, um amplo e agradável espaço com mesas de RPG estará disponível ao público, com narrações sendo iniciadas pela manhã e a tarde. Nestas, estarão disponíveis narradores dos mais variados sistemas de regras e cenários de campanha, sendo estas, previamente cadastradas e divulgadas em diversos canais de comunicação, podendo o público escolher os jogos que mais lhe interessem para participar. Além disso, ao final de cada dia, diversos sorteios vão ser realizados, premiando os jogadores presentes.
  • Jogos de TabuleiroHorário: de 10h às 19h (sexta e sábado)
    Local: Salão de Entrada
    Uma enorme oferta de jogos de tabuleiro estará à disposição dos interessados em um espaço amplo e agradável, disponibilizado somente para esta atividade. Além disso, vão estar presentes monitores responsáveis por ensinar a mecânica dos jogos aos iniciantes e auxiliar no que for necessário para a plena realização das partidas.
PALESTRAS, OFICINAS E MESAS REDONDAS

SEXTA – FEIRA [06/07]

  • Apocalipse: A temática do fim do mundo em suas narrativas de RPG (Palestra)
    Ministrante: Dmitri Gadelha
    Horário: 10:00 às 12:10
    Local: Auditório – 3º Andar
    Tendo como fonte de inspiração a mitologia de vários povos, a palestra irá buscar orientar os narradores na criação de histórias de RPG que envolvam grandes cataclismas em seus cenários de campanha. Seja antes, durante, ou depois do “fim”.
  • Ilustrando sua campanha com personagens e criaturas autorais (Oficina de Desenho)
    Ministrante: Helton Bezerra Moreira
    Horário: 13:30 às 15:10
    Local: Auditório – 3º Andar
    Nesta oficina os participantes irão aprender desde o início da concepção de ilustração de personagens e monstros para sua aventura de RPG, tendo contanto com recursos para melhor desenhar suas próprias criações e ilustrar, segundo sua própria visão, seu mundo de jogo.
  • Como produzir um livro de RPG (Oficina)
    Ministrante: Alan Imiril
    Horário: 15:30 às 17:10
    Local: Auditório – 3º Andar
    Essa oficina pretende demonstrar várias formas, profissionais e caseiras, de como produzir um livro (de RPG ou não): Número ISBN, registro de editor, ficha catalográfica, impressão, tipo de acabamento, papel, editoras vs. gráficas rápidas, distribuição, formas de venda, diagramação (profissional e amadora) e os custos envolvidos neste processo.
  • Jogos narrativos, design e independência criativa (Palestra)
    Ministrante: John Bogéa
    Horário: 17:30 às 19:10
    Local: Auditório – 3º Andar
    Nesta palestra o autor paraense John Bogéa, do livro Terra Devastada e do vindouro Abismo Infinito (ambos pela Retropunk Game Design) conversa com o público sobre game design indie, jogos de horror, produção, cenário brasileiro de RPG e seus projetos pessoais.

SÁBADO [07/07]

  • Game Design Para Jogos de Tabuleiro (Oficina)
    Ministrante: Raphael PH
    Horário: 13:30 às 15:10
    Local: Auditório – 3º Andar
    A oficina pretende apresentar ao público os passos básicos para o desenvolvimento de um Jogo de Tabuleiro (também chamado de boardgame). Serão analisadas desde a idéia, os conceitos iniciais até a prototipagem do sistema de regras. Se você sempre quis saber como se monta um jogo interessante a partir de uma simples concepção, não deixe de participar.
  • Oficina de Pintura e Plastimodelismo (Oficina)
    Ministrante: Giovani Araújo
    Horário: 14:30h às 19:30
    Local: 1º Andar
    Nessa oficina o premiadíssimo plastimodelista Giovani Araújo irá ensinar diversas técnicas de pintura e customização para miniaturas, cenários e as mais variadas peças. Aprenda quais as melhores tintas que podem ser utilizadas, onde conseguir bons materiais de trabalho e como montar cenários a partir de uma linha coerente de pensamento, dando ação ao diorama ao invés de simplesmente montá-lo sem uma linha de pensamento que confirme a cena descrita.
  • RPG’s Clássicos e o RPG no Brasil (Mesa Redonda)
    Participantes: Joel, Neto, Tellus, Mestre e Jota (Azilator)
    Horário: 15:30 às 17:10
    Local: Auditório – 3º Andar
    Nesta mesa redonda os participantes irão bater um papo bastante irreverente sobre RPG´s  clássicos, como surgiram, como vieram parar no Brasil e se desenvolveram ao longo do tempo e qual a importância da produção nacional dos jogos de interpretação e como as redes sociais influenciaram o cenário na época atual.
  • Mídias Sociais, Criação de Conteúdo e Cultura Pop (Mesa Redonda)
    Participantes: Joel Suke e Neto Maru (Azilator); PH Santos (Iradex); Jeferson Kalderash (Paragons); Dmitri Gadelha (Vila do RPG).
    Horário: 17:30 às 19:10
    Local: Auditório – 3º Andar
    Em um conversa pra lá de descontraída, os participantes irão discutir como criar conteúdos, gerenciar sites/blogs e quais as melhores formas de divulgar seu trabalho na internet, além de discutir vários outros temas cada vez mais inusitados, ligados à cultura pop, claro!
Para maiores detalhes sobre o evento e suas atividades basta visitar a página oficial do Vila do RPG:
Ou entre em contato através do e-mail do grupo:

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...