sábado, 2 de junho de 2012

Valentina em exposição

Por Milena Azevedo - GHQ

A personagem mais famosa de Guido Crepax, Valentina, acabou de ganhar uma exposição em Roma. São 120 desenhos originais, dispostos em diferentes salas que, somados a murais e instalações de vídeo, refletem a relação entre Valentina e o mundo da moda, música, sonhos, a psicanálise e as várias cidades onde se passaram as aventuras da heroína.
Como o visual de Valentina foi inspirado na atriz Louise Brooks, a primeira sala da exposição é dedicada a essa união “Valentina-Brooks”, onde Crepax se dá conta do fato de que Valentina nos quadrinhos é apresentada como um personagem real, com data de nascimento (1942), RG, e o endereço de sua própria residência (Rua De Amicis 42, Milão).
“Relendo as histórias, eu posso dizer que Valentina era meu pai”, diz Antonio Crepax, “porque as frases que ela profere nos quadrinhos eram as mesma que ele dizia em casa…”. “Meu pai era um maníaco”, explica Antonio, “porque a Valentina era uma fantasia criativa, mas feita com rigor militar… “.
O segundo andar leva ao estudo de Guido Crepax, cortado por uma parede com duas portas projetadas para permitir que o público olhe as imagens através da fechadura, devido ao seu conteúdo erótico.
Com curadoria do Arquivo Crepax e de Vincenzo Mollica, essa é a primeira exposição, em Roma, dedicada conjuntamente à Valentina e a Guido Crepax, falecido em 2003.
A exposição teve início dia 30 de maio e segue até 30 de setembro, no Palazzo Incontro, via dei Prefetti 22, Roma. A entrada custa 6 euros.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...