segunda-feira, 18 de julho de 2011

Sepé Tiaraju em álbum lançado pela Câmara dos Deputados

Por UHQ
Em novembro de 2010 foi lançado um álbum de quadrinhos nacionais do qual a imensa maioria dos fãs nem sequer ouviu falar (nós falamos -BP). Trata-se de Sepé Tiaraju - O índio, o homem, o herói(formato 18,5 x 28 cm, 64 páginas coloridas, em papel couchéde alta gramatura), publicado pela Câmara dos Deputados.
O livro, apesar de não trazer os créditos na capa, tem roteiro de Luiz Gatto, desenhos de Plínio Quartim e cores de Mateus Zanon. Os dois últimos dividiram a arte-final com Bruno Primo e Pedro Ernesto. A obra retrata a trajetória do índio missioneiro que liderou a resistência dos guaranis contra a implantação do Tratado de Madri, em 1750, e se tornou uma figura famosa da cultura do Rio Grande do Sul, mas pouco conhecida em outros estados.
Segundo o release divulgado à imprensa, o material foi desenvolvido pela Coordenação de Divulgação Institucional da Câmara - Cordi e o projeto levou um ano e dois meses para ser concluído.
A publicação é fruto do projeto de lei nº 5.516/2005, do deputado federal Marco Maia, do PT do Rio Grande do Sul, que em 2009 incluiu Sepé Tiaraju no Livro dos Heróis da Pátria.
O álbum, que é o segundo volume da série Obras Comemorativas - Personalidades (o primeiro foi um livro teórico sobre o mesmo personagem), está sendo distribuído para escolas públicas e bibliotecas de todo o Brasil.
Veja abaixo um trailer do material, numa reportagem da TV Câmara. Além disso, interessados podem fazer o download gratuito da obra clicando aqui.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...