sábado, 4 de outubro de 2014

Alunos da Escola Ana Libória reproduzem romance em história de quadrinhos

Os estudantes desenvolvem apresentações de teatro em fantoches, teatro-mudo e convencional, e agora a literatura em HQ

 

Ao perceber que a literatura clássica não atraia os alunos para leitura, a professora de Língua Portuguesa Marilene de Carvalho, da Escola Estadual Ana Libória, em parceria com o Programa Institucional de Bolsa Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Letras Literatura, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), desenvolveu a Literatura em Histórias em Quadrinhos (HQs) de narrativas brasileiras.

Os estudantes desenvolvem apresentações de teatro em fantoches, teatro-mudo e convencional, e agora a literatura em HQ. “A ideia inicial era procurar uma atração para fazer com que esses alunos se interessassem em ler os clássicos e percebi que os gibis despertam esse interesse maior”, afirmou Marilene.


A história “A Moreninha”, escrito por Joaquim Manoel Macedo, romancista, foi transformada em HQ, ilustrada a mão pelos alunos do 2º ano do Ensino Médio, turma 201. De acordo com a professora, desde o início do projeto houve um crescimento no rendimento da disciplina, cerca de 80% das notas melhoraram. “O objetivo foi alcançado, mas não pararemos por aqui. Em novembro faremos apresentações no aniversário de Eça de Queiroz”.


“Para que eles pudessem ilustrar a história, precisaram se aprofundar na leitura”, disse. O resultado foi apresentado na escola estadual Tancredo Neves, na última sexta-feira (26), com encenação teatral. “Fizemos um intercâmbio cultural”, ressaltou.


A MORENINHA


A obra escrita por Joaquim Manuel de Macedo, em 1844, é considera a primeira e principal do romantismo romântico brasileiro. Narra, em terceira pessoa, em forma de diálogos, a história de um grupo de amigos numa ilha do Rio de Janeiro. O namoro impossível, a vida de estudantes, a dúvida e os sentimentos são traçados fortes ao longo do enredo.

Via BV NEWS

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...