segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Como começar a ler HQ’s

Por Thabata Borine - Garotas NerdS

quantas origens tem o wolverine?
O ano novo está chegando e as promessas de inicio de ano vem aí. Se uma delas for “eu vou começar a ler quadrinhos esse ano” (e eu sei que vai ser), eu vou tentar ajudar. A pedido das próprias meninas do site (a Carol e a Vanessinha), esse é um tutorial (se é que eu posso chamar isso) que vai dar uma luz.
Primeiro, uma história particular
Eu comecei a ler quadrinhos com uns 18 anos, logo no início da minha faculdade. Já tinha lido alguns Sandman e 300, e um pouco de Hellboy, mas tudo sem compromisso. Um dia eu resolvi que queria ler e entender sobre esse Universo que parece sempre tão difícil de entrar. Sentei, procurei um site de download de Comics e baixei o primeiro Batman da minha vida, Silêncio. O quadrinho não foi tão aclamado quanto outros do Cavaleiro Negro, mas eu tenho um carinho muito especial por ele, e acho a história fantástica (é de cada um, né?). Com a ajuda da internet (para pesquisar personagens chave da história), terminei o quadrinho no mesmo dia que comecei e me apaixonei por um tal de Bruce Wayne. De novo, pesquisei por outras histórias boas do Homem Morcego.
Com o tempo, outros personagens da DC ou mesmo outra Sagas que não eram do Batman me deixaram curiosas, então eu fazia download e lia, com a ajuda da Sagrada Web. E a cada uma delas, um pouco mais da história da DC começava a fazer sentido. E claro, perdi muito tempo em sites especializados, lendo cada uma das histórias dos personagens e sagas, para entender melhor. Esses sites sempre ajudam MUITO na hora de entender um pouco. Enciclopédias também ajudaram.
Para a Marvel, a minha irmã baixou a Guerra Civil, saga de 2006 que incluía o Universo inteiro. Não é um começo que eu recomendo, mas eu aprendi MUITO sobre esse Universo logo de cara.
Você precisa saber
A primeira coisa é: esqueça essa de “não começo a ler quadrinhos porque eu não vou entender”. Na maioria das histórias, não é preciso conhecer o Universo inteiro para entender e gostar do roteiro. Se surgir uma dúvida, pesquise nos muitos sites ou pergunte para alguém que já tenha lido. Eu mesma não vou me importar em responder (se eu souber, é claro), só me procurar.
Outra coisa é perder o preconceito. Reviews na internet ajudam, mas não leve aquilo ao pé da letra. Cito novamente Silêncio, que muita gente não gosta, mas eu mesma adoro. Na verdade, diversas sagas que na internet todos repetiam uma opinião, eu particularmente gostei. Nunca deixe de ler algo porque outro disse que é ruim, tenha sua própria opinião. E tente ler de todas as editoras: Marvel, DC, Vertigo, Dark Horse, Wildstorm. Talvez você goste de mais de uma delas.
O inglês acaba sendo um grande aliado para ler histórias. Muitas delas não foram traduzidas na internet, e a maioria dos bons sites de quadrinhos são em inglês. Mas nada que o Google Tradutor não ajude (um pouco).
E por último: um Comics não é um mangá. Não espere ver as mesmas coisas. Ele não tem um fim realmente, e terminando um arco, começa outro. Essa é outra coisa importante: quadrinhos são em arcos, normalmente de 4 a 10 edições na revista que leva o nome do personagem ou grupo, mas alguns podem envolver no Universo inteiro e ser acompanhado em mais de uma revista.
Voltando ao Guerra Civil, foram ao todo cento e poucas edições. As edições principais (as com o nome Guerra Civil) eram 07, mas com todo o Universo envolvido, ela podia ser acompanhada no Homem de Ferro, Quarteto Fantástico, Vingadores, Miss Marvel, Homem Aranha e em muitos outros. Os grandes arcos são assim, envolvem diversas revistas. Pesquise isso antes de ler.
E por onde começar?
Conhecendo seu perfil. Se gosta de personagens mais durões, o Justiceiro, a Vertigo ou a Wildstorm seja mais a sua praia. Se você quer conhecer os clássicos, a Marvel e a DC podem ser mais você. Filmes e séries famosos, como Star Wars e Star Trek, tem Universos completos nos quadrinhos, muito bons de ler. E claro, tem sagas como Scott Pilgrim e Kick Ass, que fizeram sucesso e são bons começos. Daí é contigo, pense em um personagem (ou Universo) que você queira muito conhecer e vá em frente.
Começar pelas histórias mais aclamadas é um bom passo. Sempre há os Arcos Chave de cada herói e começar por eles é sempre interessante. Todo heróis tem as suas histórias mais importantes e as mais aclamadas e começar por elas, que são listadas e citadas é uma das melhores alternativas. Sagas de universos paralelos podem abrir sua curiosidade, como 1602 ou Cavaleiro das Trevas.
Arcos com muitos personagens são bons para quem gosta de mais informação junta. É preciso pesquisar pelo menos um pouco de cada herói, mas você termina a história com uma bagagem bem maior, e mais localizado no Universo como um todo. Se procurar histórias de um único personagem (ou grupo), você saberá mais apenas do mundo daquele herói, mas será mais fácil de terminar tudo e entender. Conheça seus limites.
Não entre em pânico. Cronologias e Multiversos são complicados, mas não vão prejudicar seu entendimento da história (talvez um pouco, mas nada que faça você perder completamente o fio da meada). Quando duas histórias são muito ligadas, geralmente é dito isso no começo. As realidades paralelas são avisadas ou qualquer site na internet vai falar se é um Universo normal ou não. A cronologia de cada personagem talvez irrite um pouco, mas nada que a web não possa resolver. A internet é seu maior trunfo, não esqueça disso. E claro, com curiosidade e um pouco de boa vontade, logo você vai saber bastante.
Sites legais
Wikipedia | Guia dos quadrinhos | Comicvine (ing) | DC Database (ing) | Marvel database (ing)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...