1. Seja organizado! Embora você esteja num negócio de criatividade. você deve ter um senso de estrutura a fim de sobreviver. O caos cria estresse. Ser organizado lhe fará confiante.
2. Siga um horário. Exercite fazer seu próprio horário - e coloque-o a vista! Isso lhe dará alguma disciplina e parecerá com trabalho, mas no fim isso na verdade lhe deixará livre, lhe ajudará a evitar sobrecarga ou estourar prazos. Também ajudará a se sentir no controle e permitirá realmente aproveitar o tempo livre.
3. Mantenha registro de suas horas. Anote tudo que você fizer em um projeto (inclusive pesquisa, reuniões com cliente, e outros tempos de não execução). Isso lhe ajudará a ver quanto tempo realmente você gasta nos seus projetos (você ficará surpreso) e o livrará de cobrar abaixo do preço.
4. Respeite os prazos! No mundo real, estourar os prazos é a morte.
5. Se promova constantemente! Há muita concorrência em negócios e você não pode gritar sobre você tão alto nem tão freqüentemente. Aprenda a ser confiante e persistente sem ser convencido. (Do mesmo modo, esteja disposto a receber cada crítica construtiva muito seriamente).
6. Desenvolva suas habilidades no relacionamento com pessoas. Talento somente não é suficiente. Mais da metade do seu sucesso como pessoa de negócios dependerá da sua habilidade com pessoas. Você não tem que ser um extrovertido ou o Sr. Popular, e o que quer que faça não seja artificial (as pessoas podem sentir a isso a quilômetros de distância).
7. Anote suas finanças. Faça um orçamento, anote as receitas, organize suas faturas, etc. Isso leva algum temo, mas ajudará a se sentir no controle, e facilitará a definição do custo da sua hora de trabalho.
8. Compre um arquivo. Mantenha os arquivos de seu clientes, suas finanças, seus e-mail de divulgação, bem como os formulários que você usar sempre. Você também precisará de um "arquivo estratégico" de fotos para referência (organizado por temas) para aqueles projetos urgentes onde você tem que desenhar duas girafas e um polvo dirigindo um Chevrolet 63 através de bosques canadenses. Você pode conseguir um arquivo de referências de revistas e livros velhos, ou de fontes online como Google Image Search. De todo jeito, mantenha-os organizados.
9. Separe seus negócios de sua vida pessoal. Coloque seu estúdio num cômodo separado (ou pelo menos numa parte separada do cômodo). Logo que possível, comece a separar contas de pagamentos e economias do seu negócio. Você deve até mesmo considerar a ideia de uma linha separada. Quando a vida fica agitada, você ficará feliz em manter seus negócios livre de interferir em sua vida pessoal e vice-versa.
10. Divirta-se! Ser uma boa pessoa de negócios lhe libertará para aproveitar seu trabalho e o manterá fazendo o que você ama.
Autor desconhecido (caso alguém saiba de quem é o texto favor nos informar para colocarmos os créditos)
Fonte: Portal do Ilustrador
Fonte: Portal do Ilustrador
Nenhum comentário:
Postar um comentário