Por Chamando Superamigos
A Marvel é a única editora de quadrinhos que apoia o SOPA, projeto antipirataria que pretende a censura na Internet e a criminalização dos compartilhamentos de arquivos.
O assunto vem sendo debatido há algum tempo , mas parece que no Brasil, poucos sabem: basta olhar na Wikipédia e se terá uma idéia precisa:
"SOPA ( Stop Online Piracy Act), também conhecida como HR 3261, é um projeto de lei que foi introduzido na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos em 26 de outubro de 2011, pelo deputado Lamar Smith (R-TX) e um grupo bipartidário de 12 co-patrocinadores.
O projeto de lei amplia a capacidade dos EUA na aplicação da lei e de direitos autorais para combater o tráfico on-line em direitos autorais de propriedade intelectual e produtos falsificados "
Na verdade , é uma armadilha que vai além disso: o perigo de que acabamos punidos sem a liberdade, em vez de ser uma medida justa para proteger os direitos de autor da pirataria, tornou-se uma séria ameaça, pois na prática, é um mecanismo implementado para a censura na Internet e para criminalizar compartilhamento de arquivos, navegação livre e o direito de ler o que você decidir por si mesmo.
O mais absurdo ainda: A Marvel é a única editora de quadrinhos a dar seu apoio a isso.
A DC não está na lista , apesar de algumas subsidiárias da Warner marcarem presença .
Como pode uma empresa que promove sua marca no Tumblr, Twitter, Google e Plus, pressionar por uma legislação de controle sobre a internet livre.? Culpando a quedas nas vendas em um mercado saturado? A Internet é vilã nesse caso?
O apoio é imperdoável, afinal o projeto pode dar a Marvel poder para fechar qualquer site, estendendo seu alcance fora do Marvel.com e até mesmo fora dos EUA. Ridículo.
Nintendo, Sony e EA ( gigantes dos games) retiraram seu apoio.
A Marvel não discute o assunto que está proibido em seu fórum oficial.
Para finalizar , veja aqui uma infografia feita por Quino ( Mafalda ) sobre o SOPA e se quiser dar seu repudio a isso , aqui há um abaixo assinado ( em inglês ) para quem quiser participar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário