sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Sete Soldados da Vitória


Por Marcelo Tristão - Fanboy

A História Oficial
Nome: Legionários da Lei, também conhecidos como Sete Soldados da Vitória
Status: Equipe de Heróis
Formação Original
Vingador Escarlate I ? Combatente do crime
Aranha ? Perito no Arco e Flecha
Cavaleiro Andante ? Um Paladino deslocado no tempo, montado em um corcel alado
Vigilante I ? Experiente lutador mascarado
Billy Gunn ? Corajoso, bom de briga e cheio de atitude
Sideral ? Jovem abastado que se tornou um combatente do crime
Stripsy ? Perito em luta e Excelente Engenheiro
Isoladamente, sete heróis detiveram os agentes do Mão de Ferro e, ao se unirem, formaram os Legionários da Lei, comumente chamados de Os Sete Soldados da Vitória. O grupo original era formado pelo Vigilante Escarlate, Aranha, Cavaleiro Andante, Vigilante I, Billy Gunn (depois sucedido pelo Stuff, o Chinatown Kid), Sideral e Stripsy. O companheiro do Vingador Escarlate, Wing, era considerado extra-oficialmente o oitavo membro da equipe.
Todos os ?oito? Soldados da Vitória fizeram parte do Comando Invencível durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1948, os Sete Soldados da Vitória foram traídos por um dos seus, o Aranha, e se viram obrigados a enfrentar a entidade conhecida como Nebula. Wing sacrificou sua vida para destruir a criatura no Tibet, mas isso resultou em uma explosão de energias temporais que lançou o restante da equipe através da linha temporal.


Décadas depois, houve outra formação de heróis chamada de Sete Soldados da Vitória (apesar deles nunca mencionarem esse nome na história). Eles foram reunidos apenas uma vez pelo Desafiador. Participaram da equipe Adam Strange, Batgirl, Metamorfo, Falcão Negro, Mento e Cavaleiro Andante II (Gardner Grayle, que mais tarde tornou-se o Cavaleiro Atômico).
Logo depois, com o ressurgimento do Mão de Ferro, uma missão conjunta da Sociedade e da Liga da Justiça parte em busca dos seis membros originais dos Sete Soldados da Vitória que estavam deslocados no tempo. Para a maioria deles, passou-se apenas uma semana desde que foram enviados ao passado, com exceção do Vigilante que permaneceu vinte anos no velho oeste, retornando já de cabelos grisalhos. Com a união das três equipes e do sacrifício final do Tornado Vermelho II, eles conseguem salvar a Terra do Mão de Ferro.
Mais tarde, eles descobriram que o Aranha, o traidor responsável pelo deslocamento temporal da equipe havia morrido em um confronto com o vilão Shade, no início dos anos 50. O grupo então se desfez oficialmente. Greg (Vigilante) montou uma cadeia de restaurantes junto com seu antigo parceiro Stuff. O Cavaleiro Andante desapareceu, rumores diziam que ele havia retornado para Camelot, mas na verdade ele foi capturado por um vilão conhecido como Rei Dragão e sofreu uma lavagem cerebral perdendo sua memória por anos. Sideral recebeu o bastão cósmico do Starman I e entrou para a Sociedade da Justiça e mais tarde ajudou a fundar a Corporação Infinito. Stripsy casou e passou a trabalhar como mecânico para a Corporação Infinito e mais tarde para a atual Sociedade da Justiça. Recentemente voltou a ação por um breve período ao lado da nova Sideral, só que agora como F.A.I.X.A.. O Vingador Escarlate encerrou sua vida com luta, guiando bravamente um cargueiro condenado para longe da Baía de Nova Iorque para que explodisse em mar aberto.
Bom, essa é a história oficial, recontada após a Crise nas Infinitas Terras...
Agora, como tudo começou?
A revista Leading Comics (1941) foi criada para ser o lar dos Legionários da Lei, e se manteve assim durante 4 anos e 14 edições, antes de tornar-se uma revista com histórias de animais engraçados. Mas antes de saber como eles se uniram, vamos dar uma olhada em cada um dos integrantes:
O primeiro a surgir foi o Vingador Escarlate, que debutou na Detective Comics #20 (Outubro de 1938). No início, o Vingador usava roupas normais para a época (um terno) com uma máscara, uma capa escarlate e um chapéu que lembrava o Sombra. Como os demais heróis da época, o Vingador Escarlate fazia uso de uma pistola de gás. Ele ainda tinha um criado chamado Wing, que vestia um uniforme de chofer era o único que sabia das atividades de seu chefe, Lee Travis, o jovem editor do Globe Leader. Em Detective Comics #44 (Outubro de 1940), o herói adotou um novo uniforme, colado no corpo (padrão da época). No começo, manteve a capa, mas ela foi deixada de lado logo depois. Wing acabou criando seu próprio uniforme (na edição #59, Janeiro de 1942).
Todos os outros heróis aparecerem no final de 1941. O Cavaleiro Andante pode ser considerado o mais antigo deles, aparecendo pela primeira vez em Adventure Comics #66 (Setembro de 1941).
Em Outubro de 1941 saiu a Star-Spangled Comics #1, com a primeira aventura do Sideral e Stripsy (que foi chamado aqui no Brasil de ?O Fúria?). No início eles agiam sozinhos, vindo a se unirem para deter um plano contra os Estados Unidos. Logo depois Pat tornou-se chofer de Pemberton. Essa era a única dupla onde o jovem era o líder e o adulto era o ajudante.
O Arqueiro Verde e Ricardito surgiram em More Fun Comics #73 (Novembro de 1941).
Greg Sanders, um trovador das pradarias do oeste americano, tornou-se o Vigilante em Action Comics #42 (Novembro de 1941). Seu parceiro, Stuff, surgiu em Action #45.
A criação dos Sete Soldados da Vitória foi resultante de uma briga interna das editoras. Na década de 40 a DC Comics era formada por duas diferentes empresas. A All-American Comics e a National Periodocals. Apesar das duas companhias publicarem as revistas com o mesmo selo e de usarem o mesmo sistema de distribuição, elas eram empresas distintas. A All-American estava tendo sucesso com a Sociedade da Justiça da América e a National precisava de algo parecido. Surgem então os Sete Soldados da Vitória.
Como a SJA, essa equipe era composta por diversos heróis que já possuíam suas próprias aventuras e a história seguia a mesma fórmula básica: o grupo se reúne inicialmente para enfrentar uma grande ameaça, então se dividem individualmente ou em pequenos grupos para enfrentar pequenos focos da ?grande ameaça?. No final todos se reagrupam para derrotar os vilões.
Os Sete Soldados tiverem integrantes mais fixos do que a SJA, mantendo a mesma formação durante suas aventuras. Eram considerados membros da equipe: Cavaleiro Andante, Arqueiro Verde, Ricardito, Vigilante, Sideral, Stripsy e Vingador Escarlate. Wing e Billy Gunn (1º parceiro do Vigilante) não eram considerados oficialmente como membros da equipe. Outra coisa que diferenciava os Sete Soldados da Vitória da SJA era que nenhum dos Legionários da Lei possuía superpoderes.
Suas histórias foram publicadas de forma bastante dispersa. A maioria de suas aventuras saíram na Leading Comics #1(1941) até #14 (1945). A equipe entrou no limbo dos quadrinhos depois disso, até ressurgir em 1972 em um dos encontros anuais da LJA/SJA. Depois disso suas antigas histórias foram reimpressas e um antigo roteiro jamais publicado da década de 40 apareceu, sendo ilustrado por diversos artista famosos da época (Howard Chaykin, Mike Grell, José Luiz Garcia Lopez, dentre outros) e publicado na revista Adventures Comics (#438 a #443). Por fim, duas histórias dos Sete Soldados da Vitória foram publicadas nas páginas de All-Star Squadron, na década de 80.
Nessa época aconteceu a CRISE e com a redefinição do universo, Arqueiro Verde e Ricardito não participaram dos Sete Soldados da Vitória. Depois de Crise, eles foram esquecidos, até porque seria muito complicado arrumar toda a história.
Arrumando a Casa
A história só foi acertada por Geoff ?Conserta-Tudo? Johns no título Star and S.T.R.I.P.E. (1999-2000), onde, mas precisamente na edição #9, o autor reconta a história dos Sete Soldados da Vitória e nós ficamos sabendo que o Aranha e o Stuff assumiram os lugares do Arqueiro Verde e Ricardito.
Durante a Saga Silver Age (2000) uma nova equipe foi formada, apenas para uma edição de Silver Age Showcase #1. Essa equipe não possuía nenhuma relação com a equipe original.
Os novos Sete Soldados
Agora, está sendo lançado nos Estados Unidos uma nova equipe dos Sete Soldados, criada pelo polêmico Grant Morrison.
A formação da equipe foi feita de modo que, segundo Morrison, nenhum personagem possua bagagem histórica, podendo o autor criar histórias com riscos reais para os personagens (Não sei como a Zatanna se enquadra nesses personagens sem ?bagagem?, teremos que esperar para conferir!). São eles:
Bulleter: Vítima de uma experiência fracassada e presa em uma pele de metal super-resistente.
Cavaleiro Andante: Este ?novo? Cavaleiro é o Sir Justin (o Cavaleiro original) aos 17 anos.
Frankestein: Dotado da capacidade de reparar seu corpo com partes de cadáveres.
Guardião de Manhattan: Ex-policial, garoto-propaganda de um periódico.


Klarion: O Menino Bruxo vindo de um outro mundo.
Senhor Milagre: Shiloh Norman herdou o manto do maior artista de fugas do mundo.
Zatanna: A feiticeira que deu o que falar em Crise de Identidade.
A série será composta de uma edição inicial (Seven Soldiers #0) depois cada personagem terá uma mini-série de 4 edições e no final mais uma edição extra para fechar a trama.

Vamos aguardar para ver....
Guia de Leitura
Leading Comics , números 1 a 14
Justice League of América, números 100 ao 102, 111 e 112
All-Star Squadron, números 29 e 56
Adventure Comics, números 438 a 443
Infinity Inc., número 11
Young All-Star, número 27
Star and S.T.R.I.P.E., número 9 e 11

Bom, por hoje é só! Vou tentar manter nessa coluna o ideal do Zod, resgatando personagens obscuros, curiosidades e grandes momentos do Universo DC.
Cantinho do Tristão
Aproveitando que estamos falando de heróis da Era de Ouro. Indico a série Star And S.T.R.I.P.E.. Foram 15 edições (do 0 ao 14) escritas por Geoff Johns que, ao narrar as aventuras da nova Sideral e de seu padastro (F.A.I.X.A.), vai pinçando heróis clássicos, criando tramas envolventes, ação e temperado com muito bom humor.
Vale a pena adquirir...

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...