terça-feira, 12 de junho de 2012

Um livro perfeito para o Dia dos Namorados

Splish! Splash! Os Enamorados dos Quadrinhos. Crédito: editora Kalaco
Por Blog dos Quadrinhos 
"Splish! Splash! Os Enamorados dos Quadrinhos" mostra relacionamentos nas HQs. Obra, organizada por Franco de Rosa, começou a ser vendida no fim de semana do dia dos namorados. Publicação da Kalaco foi dividida por temas e traz textos de diferentes autores 
Não é uma coincidência um livro sobre relacionamentos amorosos entre personagens dos quadrinhos começar a ser vendido justamente às vésperas do Dia dos Namorados.
A proximidade com a data, intencional, ajuda a tornar "Splish! Splash! Os Enamorados dos Quadrinhos" o livro ideal para discutir o assunto (Kalaco, 176 págs.).
A obra, organizada pelo jornalista editor da Kalaco Franco de Rosa, procura detalhar, o máximo possível, os vários casos de namoros lidos nos quadrinhos de ontem e de hoje.

De ontem porque retoma os primeiros casos, vistos dentro e fora do país ainda no início do século passado. De hoje porque teve fôlego de incluir o beijo entre Mônica e Cebolinha.

                                                         ***
Os textos e o resgate histórico são assinados por diferentes autores, todos unidos pela pesquisa a respeito de personagens e de temas das histórias em quadrinhos.
Além do próprio editor, Franco de Rosa, participam Primaggio Mantovi, Sergio Peixoto, Worneu Almeida de Souza e Antero Leivas.
A cada um coube a tarefa de esmiuçar o tema em algum grupo de personagens.
 Assim, a obra se dividiu entre os quadrinhos clássicos, os trabalhos alternativos, os super-heróis, os bem-casados, os tradicionais solteirões e os mangás. 
                                                         ***
Há trabalhos brasileiros e Mauricio de Sousa recebe um tratamento diferenciado, com destaque de várias páginas. Mas o grosso da obra menciona os norte-americanos.
Os textos se dividem com detalhes sobre determinado par de personagens. Além de uma rápida descrição sobre eles, registra o relacionamento mantido por ambos.
"Splish! Splash!" é um daqueles livros que exerce uma dupla função. Se lido de forma esporádica, serve como um eficiente material de consulta, com fartas curiosidades.
Se lidos numa tacada só, ajuda a recontar a história da história em quadrinhos sob o ponto de vista do namoro. Eficente nisso, embora o resultado careça de uma revisão ortográfica.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...