domingo, 10 de junho de 2012

O futuro é agora?

Por História em Quadradinhos

Na década de 40, a Força Aérea Americana nutria uma estranha mania: todo mês mandava um de seus suboficiais ao King Features Syndicate para que pegasse, antes da publicação, a arte de um desenhista de ficção científica da época. Esse desenhista era Alex Raymond, o criador de Flash Gordon (1934) um personagem concorrente de Buck Rogers (1929), o primeiro heróis espacial do gênero. Raymond antecipou algumas das linhas aerodinâmicas que foram utilizadas, anos depois, por aviões a jato e naves espaciais da era moderna. A decolagem vertical das naves em Flash Gordon serviu de inspiração para os foguetes da NASA, assim como outros equipamentos elaborados inicialmente por Raymond e utilizados por Flash, como os propulsores individuais utilizados para se movimentar no espaço sem gravidade.
Enquanto as histórias de Buck Rogers contava como uma acessoria científica, Raymond foi utilizado pelas forças armadas como "acessor".Depois dos êxitos nos anos 30 e início dos anos 40, Raymond interrompeu em 1944 a carreira para lutar na Segunda Guerra Mundial, servindo como fuzileiro nas batalhas do Pacífico. Ao retornar da Guerra, ela retomou o trabalho artístico anterior, criando outro personagem de sucesso internacional: Rip Kirby.
Alex Raymond pode ser então considerado como um profeta da aerodinâmica, pois suas invenções, partidas diretamente de seu crânio genial, desde submarinos, cidades, aquecedores, lasers até roupas e cortes de cabelo ainda ousados para a época, podem ser encontrados hoje com uma certa facilidade por aí, quem sabe no shopping center mais perto de você! Se vivesse hoje, Raymond certamente pensaria estar em algum dos planetas criados por ele mesmo.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...