quarta-feira, 2 de julho de 2014

Bob Kane ganhará estrela na Calçada da Fama



BobKane 
Um picareta na calçada da fam?
Bob Kane, aquele que foi sem quase nunca ter sido, finalmente chegou lá. É uma vitória póstuma, mas ainda assim é um marco para um nome que sempre esteve envolvido em controvérsias e dúvidas sobre sua real participação em todas as histórias que foi creditado.
Com a ajuda da DC Comics, a viúva de Kane, Elisabeth Kane iniciou uma campanha para que o criador de Batman ganhasse uma estrela na calçada da fama. Para que isso aconteça o indicado precisa ser aprovado por um comitê e pagar U$ 30 mil, que deve sair do bolso de um mecenas corporativo. Como a indicação foi aprovada pela câmara de comércio de Hollywood, o cartunista ganhará uma estrela póstuma em 2015.

Bob_Kane_Batman_Design 
O suposto criador do Homem-Morcego sempre foi controverso e dizem as más línguas que ele não teve participação real em nada do que foi creditado. Segundo seus detratores, suas únicas habilidades foram seu oportunismo e seu tino para negócios.
Bill Finger que o diga. Enquanto Kane ludibriou a DC e foi um dos primeiros autores a garantir os direitos de seu personagem, Finger, o verdadeiro criador de tudo, foi varrido para debaixo do tapete. Batman, assim como Superman, tornou-se uma das marcas mais rentáveis do mercado nos últimos 75 anos e garantiu a aposentadoria de Kane.
O dito único criador do personagem foi o segundo quadrinhista a receber a honraria. O primeiro, seu amigo Stan Lee, teve a sorte de recebê-la ainda vivo. Os defensores de Bill Finger foram contra a novidade e declararam que a menos que os dois recebam a homenagem, seria uma vergonha indicar Kane por algo que ele nunca fez.
03kanebatman 
Tão delicada e incômoda quanto possa parecer, a situação tira o brilho de um fato que seria motivo de júbilo para todos os fãs de quadrinhos, afinal, é um dos nossos ganhando uma estrela, o que abriria espaço para que outros seguissem pelo mesmo caminho.
Infelizmente, Kane, que faleceu em 2011, nunca foi bem quisto no meio devido aos vários golpes e apropriações que tem sido acusado desde o surgimento de seu primeiro personagem de sucesso em 1939.
É uma vitória triste que não merece uma comemoração.

Via IHQ

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...