quarta-feira, 16 de julho de 2014

5 histórias em quadrinhos para quem não tá nem aí pra super-heróis

"Sandman" é um dos maiores sucesso de HQ's cult do mundo
Se você nunca deu atenção à histórias em quadrinhos porque pensava que todos são infantis ou apenas mais um super-herói lutando contra vilões e tentando resolver os problemas do mundo, sua opinião pode mudar agora. É verdade que os exemplos mais populares de HQ's tem esse tipo de público e tema, mas eles não são únicos. Para alguns autores, quadrinhos são só um modelo de arte literária. Logo, são uma base para criar, ir além e falar sobre assuntos sérios também.
O quadrinho "Fables" de Bill Willingham, por exemplo, retrata os contos de fadas que conhecemos com uma visão sombria, dramática e virou, inclusive, inspiração para criação do jogo eletrônico "The Wolf Among Us" que está fazendo muito sucesso.
Aí vão 5 exemplos de HQ's que fogem do "popular" para você experimentar um conteúdo mais cult e com muita referência pra refletir sobre a vida, o mundo, sobre si mesmo.
5) "Scott Pilgrim Contra o Mundo" - Bryan Lee O'Malley

Scott é um garoto de 23 que não está nem aí pra vida. Ele não faz questão de ter um emprego, apenas se dedica à sua banda de rock Sex Bob-Omb e divide apartamento com o amigo gay. Até que ele conhece Ramona Flowers e seu mundo entra em combustão. O quadrinho é puro universo pop da geração atual com referências de videogames, música, cinema e cultura japonesa.
 "Scott Pilgrim Contra o Mundo" é uma história em quadrinho que exibe bastante da cultura pop indie como os animes japoneses e rock'n'roll
4) "Persépolis" - Marjane Satrapi
O Islã passava por uma revolução armada quando os pais de Marjane decidem manda-lá para estudar na Europa e fugir dos perigos e restrições de sua terra natal. A melhor forma de descrever a história é dizer que Marj vivenciou um "choque de realidade". Seu contato com uma liberdade exagerada quando estava habituada a viver em um país que mulheres andam cobertas por burcas, suas experiências com drogas, sexo e a grande saudade da família, de sua cultura, costumes e povo. Mesmo com tudo isso, a autora consegue escreve com muita sensibilidade e bom humor.
Em "Persépolis" há muito drama com os conflitos da personagem israelense vivendo em uma liberdade que não estava acostumada
3) "The Sandman" - Neil Gaiman
Essa é história de uma família de entidades míticas chamadas Perpétuos: os irmãos Morte, Desespero, Desejo, Destino, Delírio, Destruição e Sonho, mais conhecido como Sandman que é o protagonista da história. Ele é encarregado da criação de sonhos e pesadelos, algo que faz parte da vida dos humanos diariamente. De acordo com o HQ, nós não sabemos, mas o mundo é gerido pelas leis definidas por esses 7 irmãos que vivem sempre fantasias muito surreais e abstratas.
Neil Gaiman transforma "Sandman" em um HQ de anti-heróis que não estão se importando com o sofrimento dos humanos
2) "We 3 - Instinto de Sobrevivência" - Grant Morrison e Frank Quitely
O exército americano transformou 3 animais domésticos em armas bélicas com armaduras cibernéticas: um cão tanque de guerra, um gato ninja e um coelho-bomba. Eles se revoltam, decidem escapar do laboratório, ficam perdidos e em busca de um lar. Só que eles não fazem a menor idéia do que é ter um "lar". Assuntos como direitos dos animais, os perigos da tecnologia bélica, excessos da política americana no mundo e conceitos sobre fdelidade, família e amizadesão muito expressivos na série.
"WE3" conta história de três animaizinhos que querem descobrir o significado de sua existência e de amizade e família
1) "Fábulas" - Bill Willingham
Um grupo de personagens de contos de fadas como Branca de neve, Lobo Mau, Pinóquio e outros foge da sua terra natal para morar em Nova York por causa da ameaça de um inimigo chamado de "O Adversário". As relações são totalmente conemporizadas nos tempos atuais com conflitos profundos e muito amadurecidos.
"Fábulas" une os personagens de contos de fadas como Chapéuzinho vermelho, Branca de neve e outros em um roteiro do século XXI
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...