quarta-feira, 2 de julho de 2014

Little Lit – Fábulas e contos de fadas em quadrinhos


1

De “Maus” para a literatura infantil, Art Spielgman convida grandes artistas da arte sequencial para criar versões de contos de fadas que não viraram clássicos
Por - IHQ
Art Spielgman (vencedor do prêmio Will Eisner, autor de Maus, Torres Gêmeas e outros quadrinhos must-have) e a esposa Françoise Mouly, editora da The New Yorker (!!) colocaram nas prateleiras americanas há pouco mais de 10 anos o Little Lit – Folklore and Fairy Tale Funnies.

Publicado no Brasil em 2003 pela Companhia das Letras e esgotado pela editora (infelizmente sem previsão de reimpressão) o livro é uma leitura no mínimo criativo-inspiradora e uma ótima maneira de passar o tempo com a criançada. Mas, vale um alerta: não recomendo pegar emprestado ou ler a cópia de uma biblioteca. Little Lit mais do que merece um lugar na sua coleção.
2 
Reunindo o Olimpo dos autores de quadrinhos, os contos fantásticos O Príncipe Galo, Humpty em Apuros, A Bela Adormecida, A Árvore sem Folhas, Os Dois Corcundas, O Pescador e a Princesa do Mar, João e o Pé de Feijão, O Cavalo Faminto, A Filha do Padeiro, A Princesa e a Ervilha, e o Homem-biscoito são respectivamente adaptados de forma brilhante pelo próprio Art Spielgman, William Joyce, Daniel Clowes, Joost Swarte, Lorenzo Mattotti, David Mazzucchelli, David Macaulay, Kaz, Harry Bliss, Barbara McClintock e Walt Kelly.
Embora Little Lit tenha alguns contos conhecidos, como A Bela Adormecida, você pode achar que deve pular essa história só por que a ouviu milhões de vezes, mas não o faça! Como um exemplo de que tudo vai ser uma nova experiência para você nesse livro, na história, a princesa é preguiçosa, casada com o príncipe, tem dois filhos e vive no castelo com a sogrona que é uma ogra, literalmente.
3 
Além disso, como todo bom livro dedicado a garotada mais nova (o que não impede você de ler e ter) o livro conta com joguinhos de memorização de imagens, dos 7 erros e Onde Está o Wally? (só que com outros personagens e artes incríveis), desenvolvidos por J. Otto Seibold, Charles Burns, Claude Ponti, Bruce McCall e Ever Meulen.
O ápice da seção lúdica é o jogo de tabuleiro desenvolvido por Chris Ware (autor de Buildings, Jimmy Corrigan e outras HQs que você deve conhecer). A Estrada Maluca dos Contos de Fadas vem anexada junto a segunda e terceira capa, com instruções em quadrinhos, personagens fofos e fichas destacáveis… é difícil de ilustrar o quão legal é isso em palavras (e é para isso que existem fotos)!
Por fim uma boa notícia: apesar de estar esgotado dá para encontrar o Little Lit em sebos ou com pessoas que queiram vender (porque desconhecem o valor subjetivo do que tem em mãos) online. O livro é incrível, merece ser lido e disputar um lugar na sua estante.
LITTLE LIT – Fábulas e contos de fadas em quadrinhos
Cia das Letras
Ilustrações: Art Spiegelman e Françoise Mouly
Tradução: Antonio de Macedo Soares
Acabamento: Brochura
23, 5 x 33 cm
64 páginas
R$ 64,00

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...