sexta-feira, 18 de julho de 2014

Exposição e Livro sobre "Nhô Quim"

O caipira mais famoso de Piracicaba está completando 65 anos. O Nhô Quim, mascote que representa o centenário Esporte Clube XV de Novembro de Piracicaba, foi criado em meados de 1948 quando o time disputava a Lei do Acesso para jogar com os times da elite do futebol paulista. Exposto pela primeira vez nas vitrines do Challet Paulista, da família Raya, situado na rua São José, ao lado da sede do alvinegro piracicabano, o personagem foi levado à capital paulista desfilando em jornais de alta tiragem como “A Gazeta Esportiva”. Na imprensa local, o personagem teve longa vida, sendo desenhado por 48 anos através dos traços de Edson Rontani.
A mostra “As Várias Faces do Nhô Quim” tem por intenção expor ao piracicabano e ao torcedor do alvinegro as várias expressões feitas para personificar a mascote, através de desenhos de Edson Rontani, além de outros expoentes como Miécio Caffé, Almir Bortolassi, Messias de Mello, Manolo e Nino Borges, membros da imprensa paulistana que também personificaram o Nhô Quim. Artistas piracicabanos mostram sua contribuição com peças desenhadas por André & Marangoni, Eduardo Grosso, Erasmo Spadotto, Érico San Juan, Luccas Longo, Lucas Leibholz e Maiolo. A mostra também dará destaque a Cícero Correa dos Santos, conhecido fotógrafo local, que se fantasiava de Nhô Quim nas disputas pela Lei do Acesso em 1967. 
Na abertura da mostra foi relançado o livro "Nhô Quim - A História que eu Conheço", de autoria do jornalista Edson Rontani Júnior. O livro foi lançado em agosto do ano passado como evento do 40º. Salão Internacional de Piracicaba, produzido pela Secretaria Municipal de Ação Cultural. Nele, o autor relata fatos históricos sobre a criação do Nhô Quim, suas características, desenhistas que o utilizaram em charges esportivas e toda sua ligação com a cidade de Piracicaba e o E. C. XV de Novembro, sendo um ícone do esporte e do humor gráfico.
A mostra vai até 29 de julho, na Sala Monet do Centro Cultural Martha Watts, onde o livro pode ser adquirido.
Via EMT
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...