quarta-feira, 25 de junho de 2014

História em Quadrinhos no ensino de Artes Visuais

 
História em Quadrinhos no ensino de Artes Visuais, de Fábio Tavares, busca entender, por meio de revisão bibliográfica, o que são quadrinhos para além dos estereótipos, localizando seu surgimento e desenvolvimento como linguagem ao longo do século XX. Apresenta as principais denominações que esta linguagem recebe em diversos lugares do mundo destacando alguns dos principais elementos que compõem a linguagem dos quadrinhos.


A obra investiga os motivos que afastaram os quadrinhos das Artes e como se deu a superação para que pudessem ser entendidos como uma manifestação artística das Artes Visuais. A partir do entendimento de que quadrinhos é uma linguagem artística, busca-se compreender como esta se relaciona com a Educação e em especial com o ensino de Artes Visuais na educação escolar, partindo da defesa de que HQ é uma linguagem que pode e deve ser ensinada/aprendida nas aulas de Artes Visuais.

Este livro tem por base a monografia de conclusão do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Regional do Cariri (URCA), de Juazeiro do Norte, Ceará, apresentada pelo autor em 2012, sob orientação do Prof. Dr. Fábio José Rodrigues da Costa. Fábio Tavares é membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino da Arte (NEPEA/URCA), do Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos (GPEACC/CNPq/URCA) e professor do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Regional do Cariri.
Via Marca de Fantasia
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...