Exposição traz charges sobre a ditadura produzidas na década de 1970 no ABC
No ano em que completa 50 anos do golpe militar, a charge como forma de resistência ao regime é tema dessa exposição, que foi criada na década de 70, período da ditadura militar e de forte censura no país e, por isso, conhecido como “Anos de Chumbo”.
Na época, com 15 anos, o cartunista iniciou a publicação do personagem nas páginas do jornal Diário do Grande ABC, durante o governo do General Ernesto Geisel, abordando os temas liberdade de expressão, anistia, direitos humanos, combate à corrupção e ecologia.
Natural de São Caetano do Sul, Mastrotti já publicou para mais de 30 jornais como Diário Popular e Folha de Londrina. Para as editoras produziu “Pluft”(ECAB), “Moranguinho” (Abril), “Guerreiros de Órion” (Press) e “Tripanossoma” para o fanzine Hiperespaço. Produziu várias cartilhas com a linguagem dos quadrinhos para empresas como Pirelli Cabos, Lever, Fag, TRW, Rolls-Royce, entre outras. Foi colaborador da Revista Bundas e do jornal O Pasquim 21, ambos editado pelo cartunista Ziraldo.
A exposição acontece na Biblioteca Central do Campus Rudge Ramos da Metodista (Rua Alfeu Tavares, 149, Rudge Ramos, São Bernardo do Campo).
Cubinho: uma tira-charge do ABC nos Anos de Chumbo
ARTISTA: Mario Dimov Mastrotti
COORDENAÇÃO: Cláudia Cezar
CURADORIA: Rubens Lopes
MONTAGEM: Antonio Carlos Pires, Rubens Lopes e Severino Ramos
APOIO: Biblioteca Central
REALIZAÇÃO: Núcleo de Arte e Cultura – NAC
ABERTURA: 22/05, às 19h.
VISITAÇÃO: De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 22h e aos sábados, das 8h30 às 16h30, na Biblioteca Central do Campus Rudge Ramos. Até 13 de junho de 2014.
Via IHQ
Nenhum comentário:
Postar um comentário