terça-feira, 3 de junho de 2014

Charges retratam os Anos de Chumbo no Brasil

Exposição traz charges sobre a ditadura produzidas na década de 1970 no ABC

O Núcleo de Arte Cultura da Universidade Metodista de São Paulo promove, até o dia 13 de junho de 2014, a exposição Cubinho: uma tira-charge do ABC nos Anos de Chumbo (1975 a 1981), do cartunista e professor da Faculdade de Comunicação Mario Dimov Mastrotti.

No ano em que completa 50 anos do golpe militar, a charge como forma de resistência ao regime é tema dessa exposição, que foi criada na década de 70, período da ditadura militar e de forte censura no país e, por isso, conhecido como “Anos de Chumbo”.
Na época, com 15 anos, o cartunista iniciou a publicação do personagem nas páginas do jornal Diário do Grande ABC, durante o governo do General Ernesto Geisel, abordando os temas liberdade de expressão, anistia, direitos humanos, combate à corrupção e ecologia.
Única tira-charge da região em sua época, as tiras desta exposição foram publicadas simultaneamente na Gazeta de Vitória e no Jornal de Brasília. Atualmente, as tiras do Cubinho são publicadas no jornal Enfim de São Caetano do Sul.
Natural de São Caetano do Sul, Mastrotti já publicou para mais de 30 jornais como Diário Popular e Folha de Londrina. Para as editoras produziu “Pluft”(ECAB), “Moranguinho” (Abril), “Guerreiros de Órion” (Press) e “Tripanossoma” para o fanzine Hiperespaço. Produziu várias cartilhas com a linguagem dos quadrinhos para empresas como Pirelli Cabos, Lever, Fag, TRW, Rolls-Royce, entre outras. Foi colaborador da Revista Bundas e do jornal O Pasquim 21, ambos editado pelo cartunista Ziraldo.
A exposição acontece na Biblioteca Central do Campus Rudge Ramos da Metodista (Rua Alfeu Tavares, 149, Rudge Ramos, São Bernardo do Campo).
Cubinho: uma tira-charge do ABC nos Anos de Chumbo
ARTISTA: Mario Dimov Mastrotti
COORDENAÇÃO: Cláudia Cezar
CURADORIA: Rubens Lopes
MONTAGEM: Antonio Carlos Pires, Rubens Lopes e Severino Ramos
APOIO: Biblioteca Central
REALIZAÇÃO: Núcleo de Arte e Cultura – NAC
ABERTURA: 22/05, às 19h.
VISITAÇÃO: De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 22h e aos sábados, das 8h30 às 16h30, na Biblioteca Central do Campus Rudge Ramos. Até 13 de junho de 2014. 

Via IHQ

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...