quinta-feira, 14 de abril de 2016

9 Quadrinhos brasileiros independentes que você deveria conhecer

quadrinhosBRPor Jovem Nerd
O mercado brasileiro de quadrinhos independentes está cada vez maior graças a iniciativas de financiamento coletivo e pequenas editoras incentivando a produção nacional. Decidimos então sugerir algumas HQs que talvez você não conheça, mas que vale a pena dar uma olhada.
Tentamos reunir aqui obras com temáticas diversas para garantir que pelo menos uma delas possa atrair a sua atenção. Dessa vez, não incluímos lançamentos de grandes editoras (como as HQs Laços e Lições da Turma da Mônica) ou webcomics. Quem sabe em um próximo post?
Este não é um guia completo de HQs brasileiras independentes (até porque seria impossível fazer isso com um único post), apenas algumas recomendações pessoais para saber por onde começar e talvez para ficar mais atento nas próximas convenções de quadrinhos que você visitar.
9horas

Autor: Magenta King
Sinopse: Durante uma viagem pelo Ásia, um casal encontra um demônio que os força a passar por diferentes realidades, perigos e desafios a cada 9 horas. Em cada um desses mundos ou “fases”, eles são perseguidos por criaturas bizarras e precisam conquistar pequenos troféus antes de chegar no boss final.
Por que vale a pena: Uma história bizarra que parece ter saído de uma viagem de ácido, mas que revela muitas referências à cultura pop e um amor imenso por quadrinhos. Os traços são como de um caderno de rascunhos dá ainda mais charme para uma história tão única.
barao-macaco
Autores: Hector Lima, Milton Sobreiro e Felipe Sobreiro
Sinopse: Quando algumas operações do tráfico de drogas começam a dar errado, com dinheiro sumindo e chefões do crime aparecendo mortos, a estrutura fica abalada e a desconfiança se instala. Junto com isso, correm boatos sobre uma figura misteriosa com cara de macaco no local dos crimes e uma jornalista começa a investigar o que está acontecendo.
Por que vale a pena: A história é um suspense policial com elementos que fazem parte da nossa realidade. A corrupção é obvia, com provas que desaparecem e pessoas que são consideradas descartáveis. Com tudo isso, é impossível não ficar intrigado e querer saber mais sobre o que está acontecendo e quem diabos é o Barão Macaco.
astromini
Autores: Vencys Lao e Welton Santos
Sinopse: Uma aventureira desbrava um Mundo onde nada é o que parece ser.
Por que vale a pena: Esta é uma HQ curta, mas que em suas poucas páginas consegue mostrar um universo novo que mistura natureza e tecnologia e revela aos poucos detalhes que causam estranheza, mas que tornam aquele lugar cada vez mais fascinante. Mesmo sem uma única linha de diálogo, a história consegue emocionar.
mayara-e-annabelle
Autores: Pablo Casado e Talles Rodrigues
Sinopse: Duas funcionárias públicas da Secretaria de Atividades Fora Do Comum do Ceará (SECAFC CE) precisam impedir que criaturas sobrenaturais infrinjam as leis humanas.
Por que vale a pena: A HQ usa muito bem o humor para levar o leitor para um universo no qual monstros vivem entre nós. As protagonistas têm personalidades bem distintas e é possível se identificar um pouco com cada uma delas. Além disso, os diálogos entre as garotas servem quase como um dicionário de expressões regionais específicas do Nordeste.
capa-rei-amarelo
Autores: Pedro Pedrada, Tiago P. Zanetic, LuCAS Chewie, Mauricio R. B. Campos, Péricles Ianuch, Airton Marinho, Marcos Caldas, Erik Avilez, André Freitas, Tiago Rech, Victor Freundt, Rafael Levi, Samuel Bono e Raphael Salimena.
Sinopse: Coletânea com oito histórias de horror inspiradas por O Rei Amarelo, de Robert W. Chambers.
Por que vale a pena: Para quem flerta com o desconhecido e gosta de histórias perturbadoras, O Rei Amarelo leva para uma realidade onde não há nada além de medo, angústia, dor, desespero e pequenos toques de tinta amarela.
moschitto
Autores: Claudia Senlle e George Schall
Sinopse: Quando um membro de uma tradicional família da máfia italiana (de pernilongos) é assassinado brutalmente, só há uma solução: VINGANÇA!
Por que vale a pena: Além dos desenhos incríveis, a obra conta uma história aparentemente banal de uma maneira sensível que faz com que o leitor crie empatia tanto pelo humano, sendo atazanado durante a noite, quanto pelos pobres mosquitos, que sofrem com as baixas durante as batalhas.
sao_paulo_dos_mortos
Autores: Daniel Esteves, Al Stefano, Alex Rodrigues, Ibraim Roberson, Jozz, Laudo Ferreira, Omar Viñole, Samuel Bono, Wagner de Souza, Wanderson de Souza.
Sinopse: Uma coletânea de histórias de zumbis ambientadas nas ruas cinzentas de São Paulo.
Por que vale a pena: Por mais que a temática esteja batida, o comentário político adicionado em algumas das histórias faz com que o quadrinho converse melhor com a nossa realidade. Além disso, cenários familiares para pessoas que conhecem São Paulo deixam a história mais imersiva.
carnaval-de-meus-demonios
Autor: Guilherme Petreca
Sinopse: Uma história muda sobre demônios dos quais é impossível fugir.
Por que vale a pena: Todo mundo tem demônios com os quais precisa lidar, sejam problemas do dia a dia ou mesmo medo de abandonar a inocência e encarar a vida adulta. A HQ explora isso com metáforas visuais, mostrando um ciclo que se repete.
feliz-aniversario-minha-amada
Autor: Brão Barbosa
Sinopse: A segunda HQ de Brão Barbosa conta a história de um triângulo amoroso bastante bizarro. Qualquer coisa que se fale da sinopse além disso, pode estragar a experiência. O final é inacreditavelmente surpreendente e qualquer sentimento que eu divulgue sobre isso: se achei estranho, bonito, se chorei ou se sorri, também pode estragar a experiência.
Por que vale a pena: É uma HQ que você deve arriscar – não é à toa que foi indicada ao HQ Mix, o maior prêmio dos quadrinhos nacionais, como “Publicação Independete de Autor”. Sobre o traço, ritmo, tudo isso funciona bem. É uma história curta, mas marcante como poucas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...