sábado, 2 de abril de 2016

A Turma do Pererê, de Ziraldo, em exposição na CAIXA Cultural Recife

A Turma do Pererê, de Ziraldo, em exposição na CAIXA Cultural RecifePor Michelle Ramos - Zine Brasil
Turma do Pererê, a mais brasileira das histórias em quadrinhos criadas por Ziraldo, abrirá a temporada de exposições na CAIXA Cultural Recife, de 16 de março a 08 de maio de 2016. A identidade visual da mostra, intitulada “Pererê do Brasil”, será baseada na linguagem das histórias em quadrinhos e vai explorar o surgimento, o desenvolvimento e os desdobramentos dos personagens. A abertura será no dia 16 e a visitação, que tem entrada gratuita, acontecerá de terça a sábado, das 10 às 20h, e aos domingos das 10 às 17h. O autor estará presente na inauguração.
Alegria e humor são os fios condutores desta exposição, que busca valorizar os aspectos regionais da cultura brasileira e atrair tanto o público infantil quanto os apaixonados por quadrinhos de todas as idades. Realizada pela primeira vez em 2015, na CAIXA Cultural Salvador, a mostra inicia sua itinerância, patrocinada pela CAIXA, começando pelo Recife e seguindo para Brasília e Fortaleza.
Um passeio pela Mata do Fundão

Todo o clima remeterá o visitante à Mata do Fundão, onde vive a Turma do Pererê. Uma linha do tempo contará toda a trajetória deste personagem em diversas mídias como TV, teatro, desenhos animados, quadrinhos animados em formato digital, material gráfico de produtos licenciados, publicações de revistas e livros de várias editoras, campanhas publicitárias e cartilhas educativas.
Serão reproduzidas as 43 capas da revista Pererê (O Cruzeiro/1960-1964) e as 10 capas da revista A Turma do Pererê (Editora Abril/1975-1976), restauradas e ampliadas. Em vitrines protegidas por vidro estarão as revistas originais, além de pranchas com desenhos também originais, livros, cartilhas e demais produtos e mídias das quais o Pererê e sua turma participaram.
Os personagens serão apresentados em tamanho ampliado; um painel terá um mosaico de fotos do autor, personalidades e amigos, ao longo dos anos; outro reproduz toda a Turma para servir de cenário de fundo para fotos dos visitantes. Um monitor exibirá 17 histórias em quadrinhos animados (Motion Comics) e o documentário Ziraldo. O público receberá o catálogo em formato de revista comic books, contendo apresentação, ficha técnica da exposição, tiras inéditas, cruzadinhas, caça-palavras, liga-pontos e jogo dos sete erros.
A Turma do Pererê
A Turma do Pererê, de Ziraldo, em exposição na CAIXA Cultural RecifeO personagem Pererê é uma das expressões mais legítimas do folclore brasileiro. Apesar de ter sido criado na década de 1960, suas histórias continuam atuais, pois valorizam o meio ambiente e a inclusão social, além de terem a marca do autor, que consegue unir a leveza do humor e da ingenuidade à postura crítica diante da realidade social e política brasileira.
A exposição resgata suas histórias e revela como surgiram o Pererê e sua eclética turma, composta pelo indiozinho Tininim e alguns animais típicos da fauna brasileira, como o macaco Alan, o jabuti Moacir, o tatu Pedro Vieira, o coelho Geraldinho e a onça Galileu, que, como nas fábulas, interagem com os humanos. Além deles, está sempre presente a coruja Professor Nogueira, esclarecendo dúvidas.
O projeto pretende revisitar, compreender e reconstruir, de forma lúdica, a trajetória deste personagem tão brasileiro e de sua turma, em suas diversas fases, em diferentes e importantes veículos e editoras do País ao longo de 55 anos, completados em 2015.
O autor
Artista consagrado, Ziraldo é um ícone da produção voltada ao público infanto-juvenil. Pererê foi personagem da primeira revista em quadrinhos brasileira, em cores, de um único autor. A Turma do Pererê foi lançada em 1º de outubro de 1960, pelos Diários Associados, e publicada ininterruptamente ao longo de quatro anos, com a impressionante tiragem mensal de 120 mil exemplares.
Objeto de mais de uma dezena de teses de mestrado, tema de livros, além de personagem de campanhas publicitárias e institucionais, o Pererê gerou muitos subprodutos, como seriados e um especial para televisão, LP, musical de teatro, livros didáticos, selo dos correios, cartões telefônicos, cartilhas educativas, adesivos e campanhas educacionais.
A revista é considerada por alguns críticos um retrato da década de 1960. Na opinião de M. Feijó, em “Os Quadrinhos em Ação – Um Século de História”, o Pererê “é a mais nacional de todas as experiências quadrinísticas”. Já para o estudioso dos quadrinhos Moacy Cirne, falecido em janeiro de 2014, o Pererê foi tão importante no cenário brasileiro quanto o Cinema Novo, a Bossa Nova, a poesia concreta e demais manifestações culturais da época.
Serviço:
Exposição: “Pererê do Brasil” – Ziraldo
Período: de 16 de março a 08 de maio de 2016
Horário: terça a sábado, das 10 às 20h, e domingo das 10 às 17h.
Local: CAIXA Cultural Recife, Av. Alfredo Lisboa, 505, Praça do Marco Zero – Bairro do Recife Antigo.
Acesso: gratuito
Informações: (81) 34251900/15
Classificação indicativa: livre

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...